Sim, Deus precisa de você! Deus precisa de milhares de pessoas cheias do Espírito Santo, em todos os lugares, porque essa é a única maneira de nosso povo ser transformado: a partir de homens e mulheres cheios do Espírito Santo.
Mesmo que não sejam muitos - quer sejam apenas doze, como eram os apóstolos - mas todos cheios do Espírito Santo, crescendo cada vez mais na graça desse batismo. Deus quer e precisa de você e de pessoas batizadas no Espírito Santo.
Aqueles que receberam o Espírito Santo de Deus levem a Sério essa graça. Deus quer renovar essa nação, quer realizar curas, milagres e prodígios, quer pregar sua Palavra. Ele quer transformar pessoas. Por quê? Porque nossa nação não é menos pagã que os povos dos tempos de Paulo, de João, de Filipe. Nessa nação há tanto paganismo como havia em Corinto, em Éfeso, como havia na cidade de Roma, em Cartago... Deus quer renovar a face da terra.
É urgente, porque o Senhor está próximo! "Vamos conhecer, procuremos o conhecimento do Senhor, sua chegada é tão certa como dia de amanhã" (Oséias 6,3). Sua vinda é certa como o sol da manhã; então, esforcemo-nos a conhecer o Senhor.
Para isso, não há outra alternativa: somente através do derramamento do Espírito Santo. Não há outra maneira de levar Jesus aos nossos irmãos, levá-los à conversão, a uma vida nova: somente pelo poder do Espírito Santo. Não há como mudar nossas famílias, para que sejam realmente famílias cristãs, a não ser através do batismo do Espírito! Unicamente pelo poder do Espírito Santo. Esse é o SEGREDO!
Deus, todo poderoso, que pode fazer tudo por si só, escolheu agir por meio de nós. Sua opção foi realizar uma obra conjunta: Ele e nós em verdadeira COOPERAÇÃO.
E possível, portanto perceber a importância de fazermos a parte que nos cabe. Ela é mínima, mas precisa ser feita. Deus precisa de nós. Ele quer usar você, como usou Pedro, Ananias e Paulo (Atos 9, 1-19).
A provisão de Deus e a oferta inigualável do Pai é o Espírito Santo derramado, como aconteceu em Pentecostes, sobre os samaritanos, sobre Saulo, sobre a família de Cornélio. Como aconteceu em Corinto, em Éfeso. Como está acontecendo no mundo. É só ter olhos para ver.
O Senhor quer derramar sobre nós o Espírito Santo como derramou sobre Saulo, mas para isso Ele precisa de alguém, como precisou de Ananias. Ele quer derramar o Espírito Santo sobre nossas famílias como fez na casa de Cornélio, mas para isso Ele precisa de alguém dócil como Pedro. Ele quer derramar o Espírito Santo sobre nossas cidades, com fez em Samaria, porém para isso Ele precisa de alguém como Felipe. Ele quer derramar seu Espírito sobre o Brasil, como aconteceu em Éfeso e Corinto, mas para isso Ele precisa de mim, de você e de pessoas que tendo recebido a graça do batismo no Espírito, levem-no a muitos outros.
Jesus, o "BATIZADOR", quer derramar o Espírito sobre toda a face da terra. E para isso, Ele conta conosco, espera que façamos nossa parte.
A palavra "carisma" vem de "charis", que no grego quer dizer "graça". Portanto, carisma é o derramamento da graça, assim como a chuva é o derramamento da água. Ser carismático, então, equivale a "ser agraciado", ser aquele sobre quem é derramada a graça.
Aquele que recebe o carisma, o derramamento, recebe "o dom do Espírito", ou seja, recebe o presente do Espírito Santo. Dom significa presente. Portanto, não é por mérito que o conseguimos, pois isso não se conquista, é graça. "De graça recebestes, de graça deveis dar!" (Mateus 10,8). Essa é a missão da Igreja.
Se João batizou em água, preparando a primeira vinda de Jesus, nós, Igreja, estamos ministrando o batismo no Espírito Santo, preparando a sua segunda vinda. O povo do Senhor está sedento por isso. Somos uma "voz que clama no deserto", pois é dessa maneira que o mundo se encontra: árido, sedento por ser saciado. Pode-se dizer que a própria Igreja tornou-se um deserto, já que dentro dela há uma multidão de batizados, mas que são ovelhas perdidas, machucadas, confusas, feridas. Caídas no chão, sem rumo. Amarradas, presas, escravizadas.
Para salvá-las, Jesus ofereceu à Igreja uma graça especial: derramou seu Espírito Santo. A grande graça que a Igreja recebe hoje de seu Senhor é poder testemunhar, como os apóstolos, o derramamento do Espírito Santo acontecendo em nossos dias. É ver realizando-se hoje as mesmas maravilhas que a Igreja iniciante presenciou naquele tempo. Quando Pedro pregou pela primeira vez, uma multidão de, no mínimo, três mil pessoas foi atingida (Atos 2, 37-41).
Pedro foi direto: primeiro, "arrependimento"; segundo, "batismo", depois, recebereis o "dom do Espírito Santo".
Essa é a graça do batismo no Espírito Santo! É essa graça que o Senhor nos envia para que ministremos. O mundo de hoje precisa dela, a Igreja e suas ovelhas também. O que fazemos é somente testemunhar. O próprio João dá o seu testemunho: "Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo" (João 1,33).
Não somos nós que batizamos no Espírito Santo. Padres e diáconos conferem às pessoas o batismo. Em caso de necessidade, até um leigo pode batizar: o batismo é conferido validamente e a grande graça, acontece. O derramamento do Espírito Santo porém, somente Jesus é quem realiza. Apenas auxiliamos as pessoas a permitirem o recebimento dessa graça. Pedro já explicaria isso no dia de Pentecostes: "E agora, exaltado pela direita de Deus, Ele recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai e derramou, como estais vendo e ouvindo" (Atos 2,33).
Jesus, e só Jesus, é quem batiza no Espírito Santo. É Ele quem o derrama e nos torna "CHEIOS DO ESPÍRITO". O que fazemos é anunciá-lo, declarando esse batismo e ajudando os nossos irmãos a se abrirem a essa graça, preparando-os a receber o Espírito do Senhor. Realizamos a missão da "voz que clama no deserto", e o Messias vem e batiza os seus escolhidos. Ninguém evangeliza sem o poder do Espírito. Foi assim que aconteceu com Filipe e com o perseguidor Saulo, transformado em apóstolo.
O Senhor nos transformou, derramou sobre nós seu Espírito e nos enviou para a missão, mas nosso envio é precedido do Espírito Santo, que Jesus envia à nossa frente. Não vamos sozinhos, recebemos uma missão que não é somente nossa. Ele vai à nossa frente, para que, juntos, numa obra conjunta, numa verdadeira cooperação, realizemos a Vontade do Senhor para os nossos dias: "João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo" (Atos 1,5).
Autor: Monsenhor Jonas Abib
Obs: Partes de uma reflexão extraída do livro: "O Espírito sopra onde quer", autor: Monsenhor Jonas Abib, Editora: Canção Nova, São Paulo, SP, Brasil, 2010, páginas 89,90,91,92,93,94,95,96,97 e 98. Caso queira adquiri esta obra visite o site da Editora Canção Nova: http://editoracancaonova.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário