Novena a Mãe Puríssima


INTRODUÇÃO:

LEITOR 1: Caríssimos irmãos e irmãs, paz e bem Estamos reunidos pra celebrar a novena solene a Mãe Puríssima. Maria, primeira discípula e missionária de Cristo, nos motiva a vivermos sempre nesta atitude de saída, por isso estamos aqui, na escola de Maria. Que ela nos ensine a sair de nós mesmos no caminho de sacrifício, de amor e de serviço, como fez à sua prima Isabel, para que, peregrinos a caminho, cantemos as maravilhas que Deus tem feito em nós, conforme sua promessa. Alegres cantemos:

1 – CANTO INICIAL:
- Ó Virgem Mãe Puríssima, aqui estamos com devoção, para rendermos os louvores ao vosso puro e casto Coração.
(Refrão) Sois discípula e missionária, soberana e formosíssima, ajudai-nos na caminhada, ó Senhora e Mãe Puríssima.
- Aos teus pés, ó toda santa, colocamos nossas missões, para que a Palavra de Cristo, transforme a muitos corações.
- Vosso quadro esplendoroso, nos motiva a oração. Se por Eva nos veio a desgraça, por vós nos veio a Salvação.

Ou:

Salve ó Mãe, salve ó Virgem Puríssima, do universo portento e primor. Mais esplêndida glória que a tua, tem só Deus do universo Senhor!

Salve ó Mãe, salve, ó Virgem Puríssima do universo portento e primor. Mais esplêndida glória que a tua, tem só Deus do universo Senhor!

Lá no Éden, entre os nimbos funestos, que estendera a serpente infernal, foste estrela por Deus prometida, foste já da esperança fanal.

Misteriosa justiça nos prende, só por filhos a culpa de Adão, mas, a lei quebrantada anulou-a tua santa e feliz Conceição!

Ou:

Como um lírio Que brota do prado 
E se veste De raro esplendor 
O Teu corpo Nasceu consagrado
Templo vivo De Nosso Senhor 

Ave Cheia de Graça, oh Maria
Concebida sem ter um label 
Cante o povo com nobre ufania 
Exaltando a Rainha do Céu! 

És a Virgem De eterna candura 
Na humildade Da escrava fiel
O Teu rosto Reflete a doçura 
A beleza Da paz de Israel 

Casto seio Materno e divino
Onde o Verbo De Deus se encarnou
Da Mãe Virgem Nasceu um menino 
Que a virtude Do Céu fecundou 

Filha eterna do Pai Mãe de Cristo 
A Esposa do Espírito Santo 
O milagre do amor Nunca visto
O poema de Deus Num só canto


RITO INICIAL

DIRIGENTE: Queridos irmãos, reunidos diante da Mãe de Deus, a Virgem Puríssima, queremos elevar ao céus louvores e preces a Trindade Santíssima por ter feito de Maria esse puríssimo canal de graças e salvação.
Exultando de alegria no Senhor, invoquemos a Santíssima Trindade, cantando:

EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO...

DIRIGENTE: A graça paterna de Deus, o amor filial de Jesus, a graça santificante do Espirito Santo e a proteção maternal da Virgem Puríssima esteja conosco...
TODOS: Bendito seja a Trindade Santa por preservar Maria de toda mancha do pecado original, e nos reunir em seu amor para cantar os teus louvores.

LEITOR  1- O esplêndido quadro pintado por Luís de Morales, dito o divino, com simplicidade de traços e de profundo gosto de artista, era venerado na capela particular da nobre família Bernardo-Mendonza de Nápoles.
O teatino Pe. Giuseppe Caracciolo, confessor dessa família, frequentemente orava diante dessa imagem atraído pelo esplendor virginal que irradiava sobre a face de Nossa Senhora.

TODOS: Ó Virgem Puríssima, nós também, atraídos por este esplendor, aqui viemos para pedir: lançai sobre nós vossa face virginal e nos impele a orar e vigiar, como nos pede Jesus, para não cair nas tentações do maligno.

CANTA-SE: Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum; Ave Maria! Benedicta tu in mulieribus, Et benedictus fructus ventris tui, Iesus!/Sancta Maria, Mater Dei, Ora pro nobis peccatoribus, Nunc et in hora mortis nostrae.  Ora pro nobis, Sancta Maria.

LEITOR 2-  Quando morreu o último herdeiro, a imagem foi entregue em sinal de reconhecimento, aos padres teatinos, e, em 7 de setembro de 1641, foi transferida solenemente à Igreja de São Paulo Maior.
Os fiéis foram  prontamente arrebatados, e por sua graciosidade e modéstia de traços a invocaram com o título de Madonna della Puritá, ou seja, Nossa Senhora da Pureza.

TODOS: Ó Virgem Puríssima, nós também fomos tocados por vossa graça e arrebatados pela vossa candura. Cremos que, caminhas conosco nesta lida e luta conosco contra as armadilhas que constantemente são armadas para nos derrubar.

CANTA-SE: Ave Maria...

LEITOR 3-  Em 1647, os padres teatinos a elegeram matrona de sua Ordem. Desde então, o culto à N. Sra. Da Pureza se estendia por toda a parte onde os teatinos fossem abrir uma casa ou reger uma Igreja. Assim é que hoje se pode venerar tal imagem em muitos lugares, sobretudo no sul da Itália.

TODOS: Ó Virgem Puríssima, tua missão é nos aproximar do amor de Deus. Assim como os padres teatinos, nós também, vos tomamos como mãe e padroeira, queremos propagar vossa devoção juntamente com o Evangelho do teu Filho para que, outras pessoas se aproximem do amor de Deus.

CANTA-SE: Ave Maria...

DIRIGENTE: Ó Virgem Puríssima, sois a matrona de nosso movimento. Por isso vos pedimos, clama aos céus para que sobre nós desça o Espirito Santo Paráclito, para que, também nós sejamos mergulhados neste amor e nesta graça santificante.

CANTO AO ESPIRITO SANTO:

O Espirito de Deus está neste lugar.
O Espirito de Deus se move este lugar
Esta aqui para consolar, está aqui para libertar, está aqui para guiar o Espirito de Deus está aqui, (Bis)

Move-te em mim! Move-te em mim! Toca a minha mente, o meu coração. Enche minha vida com teu amor. Move-te em mim, Deus Espirito, move-te em mim.

MARIA NOS LEVA A ESCUTAR A PALAVRA DE DEUS!

LEITOR 1- A Virgem Maria é um grande exemplo de quem soube ouvir a voz de Deus. Sem dúvida, no momento da anunciação do nascimento de Jesus, Nossa Senhora rezava. E aceitando ser a mãe do Salvador, torna-se a primeira seguidora, discípula de Cristo. Indo visitar Isabel, torna-se a primeira missionária do Redentor.

TODOS: Mãe Puríssima, vós que dizendo sim tornou-se a primeira discípula e missionária da Palavra de Deus encarnada, abri o nosso coração para acolher essa mesma Palavra e ajuda-nos a por em pratica a nossa vida.

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO:

Maria guardavas tudo, com grande atenção, palavras e gestos de Cristo em teu coração.
Ensina, Maria, tua gente a escutar. Desperta teus filhos, que o Pai quer falar! (Bis)
Maria falavas pouco, deixavas falar. Aprende-se mais ouvindo, aprende-se a amar.

- O dirigente faz a proclamação do Santo Evangelho, em seguida, faz a explanação do lema do dia.

PALAVRA DE DEUS MEDITADA, PALAVRA DE DEUS TRANSFORMADA EM PRECE.

DIRIGENTE: Quis o Pai das Misericórdias que a encarnação de Jesus fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe Puríssima de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida. Assim, pelas virtudes de Maria, entoemos em forma de prece a ladainha de Nossa Senhora:

LADAINHA DA VIRGEM PURÍSSIMA

V-Kyrie Eleison
R- Kyrie Eleison
V-Christe Eleison
R- Christe Eleison
V-Kyrie Eleison
R- Kyrie Eleison


MÃE PURÍSSIMA, BENDITA SEJAIS...

Senhora e Virgem Mãe Puríssima,
Vós sois oásis de esperança,
Vós sois a Imaculada Conceição,
Seu olhar nos envolve na oração.

MÃE PURÍSSIMA, POR NÓS SUPLICAI...

Vós sois açucena  dos vales,
Dos cansados, vós sois o descanso,
Sois o porto seguro e fortaleza,
Da graça de Deus sois repleta.

MÃE PURÍSSIMA, CLAMAMOS A VÓS...

Protegei as nossas crianças,
Dirigi a nossa juventude,
Guiai as pessoas adultas,
Guardai os nossos idosos.

MÃE PURÍSSIMA, A BENÇÃO NOS DAI...

Sois vós, missionária e discípula,
Sois vós o consolo dos doentes,
Sois vós o amparo dos aflitos,
Sois vós o auxilio dos cristãos.

MÃE PURÍSSIMA, BRADAMOS A VÓS...

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. 
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

DIR: Rogai por nós, santa Mãe de Deus. 
TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

DIR: Oremos:  Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos louvores a Puríssima Virgem Maria, nesta novena, concedei que nós aqui reunidos, possamos permanecer fiéis à nossa vocação e que vivendo na paz e na justiça, possamos chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo. 
TODOS: AMÉM.

RITO FINAL

DIRIGENTE: Que Deus nos encha de esperança e alegria na prática da nossa fé. A paz de Cristo habite em nossos corações e nos ilumine sempre. O Espírito Santo derrame sobre nós os seus dons, e a Virgem Puríssima nos oriente e nos proteja cada vez mais.
TODOS: Amém
DIRIGENTE: Estivemos aqui reunidos com Maria: EM NOME DO PAI, DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO!
TODOS: Amém

HINO OFICIAL  DA
MÃE PURÍSSIMA

-Virgem bendita, do céu rainha/ Mãe amorosa a ti nossos louvores, ouvi os rogos dos vossos filhos, ó Mãe Puríssima dos pecadores.

Virgem Puríssima, Santa Senhora/ dos vossos filhos, sois defensora. Guardai do mal a nossa vida/ abençoai-nos, ó Mãe querida (bis)

-Vós sois torre de fortaleza, doce abrigo das almas puras/ com perfeição fostes criada, de Deus a mais bela das criaturas.

-Virgem Maria, Mater Puríssima, venha conosco caminhar/ aproximai-nos do amor de Deus, e contra o pecado vamos lutar.

-Com humildade nos aproximamos do vosso trono de amor e glória/ Para ofertar a nossa vida, a ti Mãe Puríssima, doce Senhora!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...