Quem somos?

Logotipo dos Filhos de Maria Puríssima


Nossa história...

O Movimento Católico dos Filhos de Maria Puríssima é uma "Ação Missionária", somos cristãos leigos com o objetivo de levar a Palavra de Deus para as crianças, adoleçentes e jovens.

Temos por base aquilo que diz o catecismo da Igreja Católica, nos seguintes parágrafos:

§900 Uma vez que, como todos os fiéis, os leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, eles têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito.


§
2442 Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos. A ação social pode implicar uma pluralidade de caminhos concretos. Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos "animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça".


Nossa vida espiritual está firmada na propagação a devoção mariana por meio do Santo Terço, Oficio e ladainha de Nossa Senhora. Também na dentro de nossa espiritualidade existe os dons e carismas do Espirito Santo.


A nossa comunidade foi fundada originalmente na tarde do dia 17 de julho de 2009, na cidade de Salvador-BA. O que levou esta comunidade a ser criada foi a rebeldia de algumas crianças, então, no momento do terço da Misericordia e após a consagração a Nossa Senhora Aparecida, fizemos uma pequena procissão, eu Matheus Pinto, meus irmãos e meus primos, depois contei uma historinha para eles e rezamos novamente.
Foi uma tarde inesquecível!

Depois disso minha tia disse: Matheus você precisa fazer isso todo dia, por que funcionou. Funcionou porque? Por que como eles ficavam brigando, correndo pela casa e etc, depois deste dia eles rezavam e brincavam de outro jeito, as nossas tardes não eram mais as mesmas, ate as crianças vizinhas vinha se juntar a nós. Dai nasceu o grupo de louvores a Senhora Aparecida, como eramos chamados no inicio.

Depois levei adiante esta ideia, a cada dia que passava ficávamos mais fortes. No dia 20 de setembro de 2009, inicio da semana e festa de São Cosme e São Damião,  o grupo começou a levar a sério o proposito de ser uma pequena comunidade de crianças que rezam, e começamos a festa dos Santos Cosme e Damião.

Após a festa deste santos tão queridos, começamos a nos preparar para a festa da nossa padroeira maior a Senhora da Conceição Aparecida. Foi muito bonito ver as crianças passarem 12 dias louvando a mãe de Deus. Todas as tardes cantávamos e rezávamos a Senhora Aparecida. No dia 12 de outubro de 2009, saímos de casa para a Igreja de Nossa Senhora dos Mares, com a imagenzinha de Nossa senhora Aparecida, chegando na Igreja, o Padre Pedro Oliveira de Souza pediu que a gente colocasse a imagem no altar-mor, e assim fizemos, e foi um dia de muita festa e alegria, foi neste 12 de outubro que nós começamos a levar a imagem de Nossa Senhora para a Igreja anualmente, seja ela dedicada a Nossa Senhora ou não.

Aos 22 dias do mês de dezembro do mesmo ano, nós mudamos de casa e de bairro, fomos morar no bairro Fazenda Grande do Retiro, território paroquial da Paróquia Conversão de São Paulo, sob o pastoreio do Padre César Dias de Andrade. Foi na Fazenda Grande onde a nossa comunidade tomou um rumo maior, lá a gente começou a elaboração de pequenos oratórios ou capelinhas para serem entronizados dentro das casas. A primeira capelinha foi a dos Santos Cosme e Damião, localizada no jardim, na frente de casa, todas as tardes a gente se reunia para rezar a Pequena Liturgia das Horas.

No dia 08 de dezembro de 2010, a nossa comunidade passou a ser conhecida como: Comunidade Católica dos Filhos de Maria.
 Uma oração forte é a oração da novena perpetua á Nossa Senhora Aparecida, feita preferencialmente na quarta-feira, também o Oficio da Imaculada Mãe de Deus, rezado aos sábados e dias de guarda, também o Santo Terço ou Rosário e o terço a Divina Misericórdia, também fazem parte de nossas orações principais e é rezado diariamente pelos membros de nossa comunidade.

Muitas crianças passaram a participar da nossa comunidade, as festas eram sempre lotadas, a alegria contagiava a rua inteira, era realmente uma comunidade!

No dia 20 de abril de 2011, a gente novamente se muda, agora para um lugar mais longe e praticamente desconhecido, chegamos em Aracaju-SE, onde começamos a viver uma outra realidade, a presença de crianças nas festas, nos encontros caíram, veio até o desejo de acabar com tudo. Mas apesar disso, foi bom a gente ter vindo para Aracaju, pois aqui a gente começou a realizar novos projetos, e a conhecer pessoas que nos ajudaram a crescer.

Em fevereiro de 2013, assumiu a vice-presidência da comunidade o dirigente Higor Soares, e com a sua ajuda nós levamos a comunidade para a cidade de Belo Monte-AL. A festa de Nossa Senhora das Graças inaugurou este grande presente que aquelas crianças da Vila Maria receberam no dia 07 do mesmo mês. O apoio do Padre Jerônimo Pereira Bezerra foi de grande valia, e foi nesta ocasião que a comunidade em Belo Monte escolheu seu pároco como padrinho da comunidade.

Depois desse crescimento, nós nos dividimos do seguinte modo:
  • Missão Aracaju-Se- Dirigente Matheus Pinto.
  • Missão Belo Monte-Al- Dirigente Higor Soares
  • Missão Salvador-BA- Dirigente Atila Vinícius.
Em cada missão tem um numero de dirigentes. A que mais tem dirigentes é a missão Aracaju, com 3 consagrados e um candidato, Belo Monte tem 2 consagrados e Salvador também 2 consagrados.

Existe também, aqueles que não são dirigentes, mas foram consagrados como membros da comunidade.

No dia 05 de outubro de 2013, aconteceu no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, a romaria com os Devotos Mirins, romaria essa que foi fruto de nossa comunidade, sim, pois essa foi a 5ª romaria, a primeira oficialmente.

No dia 08 de dezembro do mesmo ano, a nossa comunidade ganha um brasão (como vocês podem ver a cima da postagem), nosso simbolo oficial.
Padroeiros da Comunidade

Como toda comunidade católica, a nossa comunidade tem seu santos protetores, são eles:
  • Jesus Misericordioso
  • Nossa Senhora da Conceição Aparecida
  • São Miguel Arcanjo
  • Santos Cosme e Damião
Fora estes, também acorremos a outros santos, os de nossas devoções particulares e aqueles que tem uma "força" maior na igreja.


Em fevereiro deste ano de 2014, no dia 14, a comunidade começa um processo de restauração, tanto em ordem de organização, como em ordem de pessoas.

Em 25 de março, por ocasião da festa da Anunciação, acrescentamos no título da comunidade o nome Puríssima, em virtude da pureza de Maria, a qual todos nós, membros desta comunidade, devemos imita-la.

Semanalmente nos encontramos num Cenáculo Mariano, e partilhamos as alegrias e tristezas vividas durante a semana que passou. Participamos freqüentemente da Santa Missa, com amor e respeito a Jesus Eucarístico. Não temos e nem queremos ter uma Paróquia em si, somos Igreja sem Paróquia, mas a serviço das paróquias que precisarem de nossa ajuda.

Muitos são os planos para fazer esta comunidade crescer, e graças a Deus eles estão se concretizando.
Somos Igreja a serviço da Igreja, principalmente das que mais precisam!!!

Entre em contato conosco pelo email: filhosdemaria0709@gmail.com.

Obrigado pela atenção


Paz e Bem


Matheus Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...