terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Por que devo ler a vida dos Santos?

Os Santos são os verdadeiros discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo. As vidas desses homens e mulheres são a doutrina e os ensinamentos da Santa Igreja postos em prática e por isso as vidas dos santos são os modelos que temos para conhecer e imitar, para nossa salvação.
Porém, os que hoje são santos eram, outrora, pessoas como nós, que tiveram problemas e dificuldades para vencerem. Os Santos muitas vezes tiveram tentações, alguns caíram no pecado e, inclusive, alguns deles foram grandes pecadores, como Santo Agostinho.
.
E como essas pessoas alcançaram a santidade? Como venceram a ira, a indolência, a inveja, os maus desejos e todas as demais tentações? Em suma – sejam jovens ou velhos, religiosos ou seculares, pais ou mães de família, meninos ou meninas –, que medidas empregaram para se protegerem do mal, se fortalecerem, se santificarem, progredir, vencer e triunfar?
.
Ao ler a vida dos Santos, encontramos as respostas para todas essas indagações. Melhor ainda, a leitura de suas vidas, junto com a leitura do Catecismo e do Santo Evangelho (submetido, sempre, à interpretação da Santa Igreja) nos fortalecerá, iluminará, instruirá e nos ajudará a sermos verdadeiros católicos, dando paz à nossa alma, apesar dos inúmeros tormentos e dificuldades da vida.
.
Importância da leitura da vida dos santos na vida familiar
.
Os católicos dos séculos passados, que conheciam o valor e a importância da leitura da vida dos santos, faziam às vezes enormes sacrifícios para estudar a vida dos Mártires e dos Santos, e, assim, constituíam um sólido patrimônio intelectual católico para seus filhos.
.
Não devemos esquecer jamais que os Santos são os heróis defensores do cristianismo; os melhores filhos da Igreja, na prática das virtudes, e os vencedores do mundo, da carne e do demônio. A eles é a quem devemos conhecer, imitar e seguir, e não aos protagonistas corruptos da televisão e do cinema, ou aos músicos profanos e ateus, ou a qualquer outro tipo de ídolo.
As famílias católicas se reuniam após o jantar, rezavam juntos e liam a cada dia algumas páginas das vidas dos Santos e do Catecismo. Esta leitura cotidiana alimentava as inteligências, fortificava a vontade, inflamava seu selo, os colocava em guarda contra as fraudes e mentiras do demônio e de seus servos, unia os membros da mesma família, formava jovens virtuosos, obedientes, fortes contra o mal e ufanos de serem católicos, filhos de Deus e herdeiros do Céu, a tal ponto que diziam: “antes morrer que pecar” (São Domingos Sávio).
.
Frutos da boa leitura
.
Esta leitura produziu Santos e fez famílias felizes. Bem-aventurados os pais que dão a seus filhos o hábito de ler a vida dos campeões da Fé: terão filhos e netos santos! Assim, Santa Teresa de Jesus, quando era criança, ao ler a vida dos Santos com seu irmão, se entusiasmou pela felicidade do Céu e finalmente chegou a ele gloriosamente [1].
.
Bem-aventurados os pais que defendem seus filhos e netos, fechando as portas de suas casas aos malvados e corruptos, aos vícios, às impurezas e às mentiras! Bem-aventurados os pais que elegem bons companheiros e modelos de vida para seus filhos, pois as crianças tendem a imitar tudo em todos! .
“Diga-me com quem andas, e te direi quem és”. Se vós pais, começarem a ler para seus filhos, ainda pequenos, a vida dos Santos, sentir-se-ão, vós e eles, movidos por estes heróis e, consciente ou inconscientemente, tratarão de imitar suas virtudes de fortaleza, trabalho, obediência e respeito a si e aos demais.
.
Muitos pecadores se converteram e se tornaram, por sua vez, Santos, ao imitarem os bons exemplos dos Santos cuja vida liam; e outros homens estão, por desgraça, no inferno por haverem lido ou visto coisas pecaminosas.
.
Certamente alguns de nós conhecemos o caso do soldado espanhol Íñigo López. Ferido, preso ao seu leito de sofrimento, Íñigo (o Santo Inácio de Loyola) leu a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e dos Santos. Esta frequente leitura o converteu e o fez descobrir a verdadeira sabedoria, fazendo dele, mediante os Exercícios Espirituais e a Companhia de Jesus, o maior defensor da Fé Católica ante a nascente heresia protestante.
.
A boa leitura é uma escola de santificação
.
Quer vencer o pecado, saber como santificar o sofrimento, viver cristãmente, salvar a alma, ser católico militante que ajuda seus irmãos e vencer e alcançar a salvação? Leia e faça que os outros leiam a vida dos santos e dos Mártires.
.
Leia a Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, a Introdução à Vida Devota (Filotéia), de São Francisco de Sales, a Vida de São João Bosco, a de São Domingos Sávio, São Pio X, Santa Mônica, As Glórias de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligório, etc. (veja indicação no final).
.
O mal e as seitas aumentam hoje em dia porque há católicos ignorantes, que são seus principais alvos; “cadáveres” ambulantes, que permitem o envenenamento de si mesmos e de suas famílias, ao invés de se formarem – a si e aos seus – lendo bons livros.
.
Os Santos nos falam da leitura
.
Veja o que fizeram os Santos: Santo Afonso respondeu a umas religiosas que lhe pediam auxílio, enviando numerosos livros que lhes ajudariam a santificar-se melhor [2]. O mesmo Santo Afonso escreveu: “Não tenho condição, porém se pudesse, imprimiria tantos exemplares deste pequeno livro (O Grande Meio da Oração) quanto há de fiéis vivos no mundo, e distribui-los-ia a todos, para que compreendam a grande necessidade da oração para nos salvarmos” [3].
Há excelentes versões apropriadas para crianças.
Os Santos devem ser seus heróis, e não tantos personagens de ficção,
de duvidosos valores morais.
Os pais devem velar pelas boas leituras de seus filhos.
O Santo Cura d’Ars lia todos os dias a vida do santo de cada dia, e dizia: “Leiamos sobretudo a vida de algum santo, donde veremos o que eles faziam para se santificar; isto nos alentará” [4].
.
 Santo Antônio Maria Claret dizia: “Ao considerar o bem tão grande que trouxe à minha alma a leitura dos bons e piedosos livros, tal é a razão pela qual procuro dar tão profusamente livros do mesmo estilo, esperando que deem em meus próximos, os quais tanto amo, os mesmos felizes resultados que deram em minha alma” [5].
Clique na imagem para ir para o site O Livro Católico, que indica excelentes livros de santos e devoções com aprovações da Santa igreja
.
O mesmo Santo acrescenta: “O bem que se pode receber da leitura de um bom livro não se pode calcular, e sendo esta a melhor esmola que se pode dar, certamente receberá de Deus um prêmio centuplicado na vida eterna” [6].
.
Diante da inércia e da preguiça de alguns católicos, Santo Antonio Maria Claret se queixava: “Até quando serão mais prudentes e diligentes os filhos das trevas que os filhos da luz? (Lc XVI, 8). Se os ímpios o fazem para perverter, por que não fazemos nós igualmente para conservar e aumentar a piedade dos fiéis?” [7].
.
Para manter o povo na fé católica e rejeitar o veneno dos hereges, Santo Antonio Maria Claret escreveu a um amigo seu:
.
“Dou contínuas graças a Deus e a vós pelo zelo que veio a lhe animar para fazer circular os bons escritos, e que não sejam mais prudentes e solícitos os filhos das trevas em fazer circular seus pestíferos erros escritos que os filhos da luz em fazer correr os saudáveis escritos” (carta nº 19).
.
O que fazer para combater as seitas? “Convém que saiam bons livros, muitos, e a baixo preço, e que se estendam por toda a Espanha [país de Santo Antonio Maria Claret]” (carta nº 23). Por que não dizer a mesma coisa para nossa nação?
.
A boa leitura nos ajuda a sermos bons
.
A leitura dos bons livros produz uma mudança de costumes, união na família, cumprimento dos deveres de estado, respeito e caridade para com o próximo; nos faz amar a virtude e rejeitar os vícios; nos impulsiona para o bom, o verdadeiro, o eterno, e para a santidade, que é a fonte da felicidade e de todos os bens.
.
Portanto, quem quiser ser um verdadeiro católico, deve ler a vida dos Santos e meditar seus exemplos, já que são estrelas brilhantes e ardentes que iluminam nosso coração.
.
Não há melhor leitura para chegar à virtude como a leitura da vida dos Santos. A leitura da vida dos Santos é um arsenal onde encontramos todas as armas para vencer os inimigos da salvação e domar nossas paixões; a vida dos Santos é uma “farmácia espiritual” na qual encontramos todos os remédios para curar todas as enfermidades da alma.
.
Na vida dos Santos encontramos força, paciência, caridade, justiça, bons exemplos e verdadeira vida de família católica. Dessa forma, quem quiser salvar a si e à sua família deve ler e fazer com que leiam as vidas dos Santos, oferecendo-as a seus filhos, netos e amigos.
.
Sigamo-los, pois, e ajudemos os demais a também segui-los. Sigamos nossos heróis; façamos o que eles faziam e, como eles, triunfaremos com a graça de Deus.
 ______________
Notas
 [1] The Autobiography of St. Teresa of Avila, ch. 1, n. 5
[2] The Way of Saint Alphonsus Liguori:Selected Writings on the Spiritual Life, Liguori Publications, 1999
[3] A Short Treatise On Prayer: The GreatMeans Of Obtaining From God Eternal Salvation And All The Graces Of Which WeStand In Need, Preface
[4] Sermons of The Cure of Ars, TAN Books and Publishers, 1995
[5] The autobiography of St. Anthony MaryClaret, TAN Books, 1989
[6] Ibidem
[7] Ibidem
Fonte: http://blog.christifidei.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...