segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Penso antes de falar?

pensarEFalar

 

Quantas vezes nós somos levados pelos impulsos dos nossos sentimentos? Falamos sem pensar movidos pela ira e depois nos arrependemos?
Em 2007 eu me deparei com o Salmo 141,3 que diz: põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.” Desde então eu fiz desse versículo a minha oração diária. Encontrei nesse salmo um meio para suplicar a Deus que ele me ajudasse a controlar o que eu falo.
Muitas vezes quando escutamos algo que nos causa ira, indignação, irritação e até a sensação de injustiça, reagimos imediatamente com palavras que nos justifiquem, mas que ao mesmo tempo fere os outros.
Não é fácil silenciar ou até mesmo PENSAR antes de falar perante uma discussão ou uma situação que nos tira do sério. Não é fácil, mas é possível. Não vale a pena soltar os “cachorros” nas pessoas que nos feriram, ou até mesmo, descontar em outras pessoas.

Mas por que não vale a pena? Primeiro porque perdemos o foco da santidade. O Evangelho nos ensina “Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem” (Ef 4, 29).Somos orgulhosos, queremos logo “ter a palavra” na frente dos outros, mal entendemos a situação, o contexto e já queremos dar “a nossa opinião” que muitas vezes é vazia insensata porque imatura, irrefletida.
Segundo, porque não vale a pena pagar o mal com o mal. Por diversas vezes nos arrependemos do que falamos porque pronunciamos as palavras com o “sangue quente”; quando a alma está agitada. Nesta hora, a grandeza de alma está em se calar, em conter a fúria, em dominar o ego ferido e buscar a fortaleza no silêncio.
Tenho lutado constantemente em pensar antes de falar para não agir pelo impulso da ira. Confesso que não é fácil, preciso orar em línguas para encontrar a paz interior.
Depois que passa a situação colho bons frutos desse auto domínio. Compreendi que “a boca fala daquilo que está cheio o coração” (cf. Lc 6,45). Portanto, preciso encher meu coração de paz, amabilidade, mansidão para então me comunicar com as pessoas.
Se você está nessa luta em busca da santidade, fica a minha dica em PENSAR antes de FALAR. Valerá a pena, o bem precisa ser uma meta nas pequenas coisas das nossas vidas.
#IbelieveInYou
Fernanda Soares
Missionária da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...