sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

No Altar à Hora Nona. O Silêncio e a Solidão do Gólgota: Assistindo à Missa Tradicional


Há duas facetas em particular que nos permitem uma compreensão mais profunda da Missa, especialmente, de acordo com a Forma Extraordinária, que pessoalmente prefiro:  o silêncio e a solidão.  O altar, antes, durante e depois do Sacrifício é coberto em silêncio. E pela solidão: a do celebrante, o “Alter Christus.”
.
Mas como isso pode acontecer, alguém dirá, uma vez que a Páscoa e, portanto, a celebração são triunfos? Isso é verdade. Mas a celebração da Missa também é a renovação (incruenta) da Paixão e Morte de Cristo, que se desenrola no silêncio, na solidão, na traição, na negação e na fuga dos discípulos. Na Última Ceia, Nosso Senhor Jesus Cristo é traído e vendido por Judas.
.
No Jardim das Oliveiras, na noite antes de sua morte, Ele é deixado sozinho para suar sangue, enquanto seus discípulos dormem em vez de orar com ele, a única coisa que ele lhes havia pedido. Naquela mesma noite, São Pedro o nega três vezes. Ninguém tenta salvá-lo, ninguém se oferece para suportar o peso de sua cruz, mesmo por pouco tempo (Simão Cirineu foi forçado a fazê-lo).  Ninguém parece conhecê-lo ou reconhecê-lo.
.
Nosso Senhor Jesus Cristo, num momento de verdadeira dor humana, clama em voz alta ao seu Deus, o abismo de miséria e solidão em que mergulha em silêncio. “Solidão”. A mesma solidão que o sacerdote, o Alter Christus, experimenta nesse momento no altar do Sumo Sacrifício, o Gólgota renovado, onde, de um modo real e mais uma vez a Paixão de Cristo irrompe.
.
O sacerdote está sozinho no altar.  E a esta solidão soma-se a sombra protetora da solidão: silêncio. Na colina desolada do Gólgota, primeiro no Jardim e em seguida assim como no túmulo, Cristo Jesus está sozinho e em silêncio: o silêncio de sua obediência, do cálice de amarga aflição, o suor misturado com sangue.  E este é o silêncio da impotência, uma impotência que por um momento parece até mesmo a de Deus.
.
“Meu Pai, por que me abandonaste?” O “silêncio” de Deus, neste momento quando a onda do abismo está quebrando sobre Nosso Senhor Jesus Cristo, parece quase como o naufrágio da Divindade no nada.
.
Porém, ela também é a impotência e a desolação que vem do primeiro e eterno “Sim” em obediência da Virgem Maria aos pés da Cruz, ao aceitar este Filho que não era para ela manter: “Stabat Mater dolorosa…” Esse é o silêncio temeroso que foi experimentado pela maravilhosa Santa Teresa de Lisieux em seu leito de morte, quando ela gritou, naquele momento derradeiro de agonia e escuridão, que ela não tinha sensação da presença de Deus.
.

Silêncio. Tal como os discípulos estavam em silêncio, tal como Maria Santíssima estava em silêncio, todos os quem amavam Nosso Senhor Jesus Cristo como homem e Messias. Havia silêncio aos pés da Cruz. Havia silêncio quando os outros se esconderam. Havia silêncio por causa da obediência. Havia silêncio por causa da covardia. Eles estavam silenciosos, paralisados pela dor. Eles estavam silenciosos em confusão. Ou porque, ao final, as coisas “tinham que resultar” desta maneira… Todos permaneceram em silêncio. Eles apenas permaneceram lá: na Paixão e Morte do Filho de Deus.
.
Pelo mesmo motivo, na Missa do Sacrifício, os fiéis não deveriam “participar”, mas “assistir”, guardando o silêncio, aquele silêncio que encobre o sacerdote enquanto ele oferece o Sacrifício de Cristo e de si mesmo.  E eles devem estar em posição de aceitação ativa, devem oferecer o seu apoio naquilo que não é penetrável, o milagre, como prometeu o Messias, de que não nos deixaria órfãos.
.
Mas e a Ressurreição? Ela é o triunfo, isso é verdade. Porém, ela é o triunfo vivido de maneira oculta, por um Deus sem arrogância. Ela acontece novamente, mas em silêncio e solidão.  Dentro do túmulo de pedra, de noite, ninguém estava lá, exceto os soldados que guardavam a entrada.
.
Da mesma maneira, em uma voz mais baixa, no silêncio que permanece escondido nas profundezas das palavras do sacerdote, o “Alter Christus” no altar do Sacrifício, a Ressurreição novamente estará presente.  Em silêncio e solidão.
.
E assim vemos o “porquê” e o “como” o que significa “estar na Missa”, como alguém “assiste” o Santo Sacrifício da Missa, a Missa antiga. Isso está longe da gritaria e dos aplausos, longe do comportamento frenético e da síndrome de querer ser o centro das atenções, longe os microfones crepitantes e com deformação de som, longe da inundação de fraseologia fria e longe da Missa reformada no estilo dos anos 70, uma década cheia de retórica cansativa ornada de slogans populistas que no final não têm utilidade alguma para alguém de qualquer tempo, uma das piores décadas já vividas na face da terra.
.
Fonte imediata: Rorate Caeli – Tradução: Fratres in Unum.com

Hojé é o dia de São João Bosco

História de Dom Bosco

Dom Bosco
Dom Bosco, também chamado de São João Bosco, foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude, nasceu em 16 de agosto de 1815 em uma comuna italiana chamada Colle dos Becchi, na região de Piemonte, Itália, perto da cidade de Castelnuovo de Asti. Hoje a cidade se chama Castelnuovo Dom Bosco em homenagem a ele e contam com apenas 3.036 habitantes.
Dom Bosco foi padre, educador e criador do sistema preventivo em educação. Dedicou toda sua vida a educação e a religião, além de se empenhar no desenvolvimento da imprensa católica.
Morreu no ano de 1888, na cidade de Turim, Itália, com 72 anos. A beatificação de João Bosco, aconteceu em 1929, pelo então Papa Pio XI.

A infância difícil de Dom Bosco

Filho de camponeses pobres e analfabetos, o pequeno João Bosco ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Por isso, sua infância e juventude transcorreram em meio a grandes dificuldades, tanto financeiras quanto familiares. Uma grande marca de sua personalidade era a persistência na busca dos objetivos. Quando menino, era muito determinado nos estudos, mas sem ter meios para tanto, chegou a mendigar para continuar estudando. João Bosco trabalhou como sapateiro, ferreiro, carpinteiro, alfaiate e, quando conseguia um tempo livre, estudava música, uma de suas grandes aptidões.

A influência da mãe

Sua mãe era analfabeta, mas cheia de fé e sabedoria. Era ela a principal fonte de incentivo de Dom Bosco, ela o ajudou a crescer no amor de Deus e na ética cristã. Isto o auxiliou em todos os momentos e fez com que  não desistisse, mesmo diante de tantas dificuldades.

Dom Bosco, apóstolo desde pequeno

Desde menino, João Bosco se sentia chamado a falar de Deus a seus amigos, pois ele enxergava a realidade à sua volta: muitas crianças vindas do campo, na maioria órfãs como ele, em busca de emprego, mas que acabavam na rua passando fome, convivendo com o crime ou explorados por aqueles que buscavam mão-de-obra barata. Quando podia, João Bosco atraía um grupo de meninos e apresentando-lhes uma performance de teatro, de mágica ou de música e, logo depois, dava uma mensagem de fé, de amor, de catequese.
Entende-se que tal vocação tenha surgido de um sonho, onde Dom Bosco estava brigando com outros meninos e um homem, alguns acreditam ser Jesus Cristo, se aproximou e disse para educar, não com pancadas, mas com carinho.
Com sua missão em mente o menino manifestou sua vocação sacerdotal. João Bosco dizia: Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles.

Padre Dom Bosco a serviço dos meninos de rua

Em 1835, com 20 anos, entrou para o seminário. Tornou-se padre seis anos depois, em 5 de junho de 1841, quando passou a ser chamado de Dom Bosco. Logo começou seu trabalho com meninos de rua, evangelizando-os e ensinando a eles uma profissão.
O trabalho frutificou e em 1846, Dom Bosco pensava em organizar uma associação religiosa, contudo, a disputa pela separação entre Estado e Igreja na Itália não permitia uma ordem em moldes religiosos. A solução veio com a ideia de se criar uma organização de cidadãos que se dedicavam às atividades educativas, tudo em moldes civis que serviriam como uma associação de cidadãos aos olhos do Estado e como uma associação de religiosos perante a Igreja.
Dom Bosco então conseguiu um terreno no bairro de Valdocco, em Turim. Mudou-se para lá e fundou a obra que mudaria a vida de muitos meninos, oferecendo a eles moradia, segurança, diversão, catequese e profissionalização. Chamou este local de Oratório São Francisco de Sales. Assim começou a maravilhosa obra dos oratórios festivos de Dom Bosco.

A grande obra dos Salesianos

Vendo os frutos desse trabalho, muitos colaboradores se juntaram a ele para trabalhar na missão de evangelizar e dar um futuro a adolescentes e jovens desamparados. Em 1855 Dom Bosco deu o nome de Salesianos a seus colaboradores. Os primeiros salesianos fizeram os votos religiosos de castidade, pobreza e obediência. Em 1859 fundou a Congregação Salesiana, com a missão de cuidar dos meninos. O nome Salesiano foi uma homenagem a São Francisco de Sales, o santo da delicadeza no trato com as pessoas.

Salesianas para cuidar das meninas

Maria Mazzarello, juntamente com sua amiga Petronilla, fundou uma oficina de costura para meninas. O projeto deu certo e logo em 1863 a organização passou a acolher meninas órfãs. Vendo o trabalho de Maria, Dom Bosco fundou em 1972 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, que teriam a missão de cuidar das meninas. Maria Domingas Mazzarello, mais tarde, foi canonizada e passou a ser chamada de Santa Maria Domingas Mazzarello. Sua obra, em conjunto com o Oratório São Francisco de Sales, socorreu milhares de crianças meninas carentes e proporcionaram formas de educação e aprendizado profissional.

A obra de Dom Bosco se espalha pelo mundo

A obra de Dom Bosco não se conteve apenas na Itália, em 1875 foram enviados os primeiros Missionários Salesianos para a América do Sul. Em seguida, enviou salesianos ao Brasil para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, RJ, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Ambos com a mesma missão de resgatar e formar adolescentes, nos moldes do Orátorio São Francisco de Sales. A congregação se espalhou pelo mundo e se tornou uma das maiores da Igreja Católica.

Dom Bosco vai para o céu

Dom Bosco faleceu aos 72 anos, em 31 de janeiro de 1888. Deixou a Congregação Salesiana espalhada por vários países. Logo sua fama de taumaturgo (intercessor de milagres), de educador da juventude, de defensor da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo. Com tantos atributos o Papa Pio XI, que era amigo de Dom Bosco, canonizou-o na Páscoa de 1934 e consagrou sua celebração anual no dia 31 de Janeiro.

Legado para a humanidade

Hoje, no Século 21, a herança de Dom Bosco continua atual. Seu amor pelos jovens e sua sabedoria pedagógica ainda não foram superados. Dom Bosco é o grande santo Mestre e Pai da Juventude. Sua obra salvou milhares de jovens e seu pedido de que Os jovens sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados, ainda é levado por todo o mundo.

A medalha de Dom Bosco

Por tudo isso, usar uma medalha de Dom Bosco significa mostrar um grande ideal: o do amor à juventude, e de esperança por mundo melhor. Veja como o pensamento dele ainda condiz com a realidade do mundo atual:
Basta que sejam jovens para que eu os ame.
Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.
O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele. Ganhem o coração dos jovens por meio do amor.
A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos.

Oração a São João Bosco

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.
Assim seja.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Se és a minha mãe (Padre Zezinho)

Se és quem eu acredito quem tu és: mãe de Jesus, e Ele é Deus!
Se estás onde acredito que estás: na vida eterna luz, vivendo aí no céu!
Se vês o que acontece nesta vida,
então tu vês também meu coração;
Se podes influir na minha vida,
então enflui porque eu preciso de oração!
Se és a minha mãe, então me escutarás!
Se és a mãe de Deus, então me ajudarás!
Se tinhas tanta graça e tanto amor no teu viver, então me sá um
pouco deste amor... Eu não consigo me converter...!

(Uma das minhas musicas favoritas, padre Zezinho está de parabéns!!! Matheus Pinto)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A verdadeira religião!

Meus queridos bloqueiros, venho hoje meditar com vocês esse tema tão comentado em nossos dias, qual a verdadeira religião? Eu particularmente penso que a verdadeira religião é aquela que o próprio Cristo fundou, aquela que acolhe a Virgem Mãe com amor, carinho e respeito. Mas isso não significa que eu vou sair por ai criticando o credo dos outros, jogando bombas em templos sejam eles católicos ou protestantes. Me encomoda muito estar entre pessoas que só falam da religião dos outros, praticamente todos os encontros falando de protestante, e também acho ridiculo alguns protestantes falarem do nosso modo de crer. Meu povo vamos para para pensar, a verdadeira religião é o amor, se todos pensassem assim o mundo estaria melhor. É essa a vontade de Jesus, que todos se amem assim como ele nos amou. Eu não me emporto com o que pensam sobre a minha forma de crer, por mim que se danem. Eu quero viver a minha fé na certeza que estou amando e respeitando o meu irmão independente do seu modo de crer. Eis o pedido de Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei! Se todos os cristão realmente amam Jesus, vão tentar fazer a vontade dele, vão se esforçar para amar o seu proximo. Amemo-no uns aos outros e só assim saberemos que a verdadeira religião é o amor.

Matheus Pinto

A melhor religião (Padre Antônio Maria)

O amor é bom e do mal não se ressente
E até nas aflições é paciente
É o bem maior que o Senhor nos oferece
Só quem ama de verdade a Deus conhece

O amor jamais se acaba
Não se cansa do perdão
O amor é a melhor religião

Amai-vos uns aos outros
como eu vos amei
Que esse mandamento
seja a nossa lei
Porque o Senhor assim nos ensinou

Amai-vos uns aos outros
como eu vos amei
E esse mandamento
seja a nossa lei
Porque o dom maior de todos é o amor

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como ser feliz em meio ao sofrimento?

feliz É possível sorrir em meio a dor? Será que você é capaz de experimentar alegria de ser de Deus diante dos sofrimentos de sua vida? Afinal, sorrir e ser feliz quando tudo está bem é muito fácil. O desafio é viver a verdadeira alegria quando tudo vai de mal a pior.
A palavra de Deus vem afirmar: “A alegria do Senhor é a Nossa Força!” (Neemias 8,10). É a alegria da certeza de que Deus é capaz de tirar um BEM MAIOR perante qualquer mal. É a alegria da confiança na providência de Deus que rege todas as coisas e não desampara ninguém. É a alegria de saber que o sofrimento oferecido pode salvar almas e conceder a salvação para as pessoas que se oferece.
O convite que faço não é você sorrir que nem um “palhaço” enquanto você enfrenta uma doença, fome, desemprego, luto, assassinato e etc. O convite é você permitir com que Deus, que é a fonte da alegria, caminhe com você te concedendo o consolo diário para enfrentar todas essas situações.
O papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelli Gaudium’ – A Alegria do Evangelho fala: “Compreendo as pessoas que se vergam à tristeza por causa das graves dificuldades que têm de suportar, mas aos poucos é preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar, como uma secreta mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias.”
Você precisa decidir alimentar a alegria, dentro de você, do que a tristeza. Se você alimentar a alegria em seu interior, a tristeza ficará mais fraca e “magra”. Por isso, permita Deus lhe mostrar os motivos de alegria em sua vida.
Vamos assumir a alegria de sermos de Deus? A alegria de saber que Deus está no controle de nossas vidas?
Deus abençoe,
#IBelieveInYou
Fernanda Soares
Missionária da Canção Nova

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OBRIGADO!!!

E o que eu tenho pra dizer a todos que deixaram mensagens de parabéns para minha pessoa no facebook. Obrigado pelo cairnho, pelo afeto, pela amizade, por tudo que vocês são para mim, muito obrigado de coração. Não tenho as palavras certa, mais o que tenho é minha eterna gratidão. Muito Obrigado mesmo!!!!

ACABARAM AS FORÇAS. O QUE EU FAÇO?

 

forças Você já teve a experiência de acordar cansado(a)? A sensação de que você não dormiu nada? E aquelas vezes em que o seu corpo e sua mente pesaram ao ponto de você dizer PRECISO DE FÉRIAS , mas você tinha acabado de voltar de férias. Pois é, talvez você  precise PARAR e se RETIRAR para descansar a alma, a mente e o coração em Deus.
A correria do trabalho, as muitas atividades a serem executadas e até mesmo as idas na praia, piscina e shopping nos cansam. O nosso corpo pede cama, mas quanto mais dormimos mais sono temos. E então, o que fazer para descansar?
A dica que lhe dou é de fazer um retiro pessoal. Pegar um dia ou um final de semana e ir para alguma casa de retiro para estar com Deus. Será um final de semana em que você vai dormir, rezar e comer bem. Um lugar com natureza no qual você terá um clima para fazer o estudo da palavra, rezar o terço, participar da Santa Missa, uma boa confissão e silenciar para ouvir a Deus. Se você não tem esse lugar então escolhe uma capela na qual você viverá sua espiritualidade sem pressa e sem hora para acabar.
Jesus  disse: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11,28-30)
Nesse final de semana viverei com toda a comunidade Canção Nova o nosso retiro de compromisso. Será um final de semana de escuta a Deus e de revisão de vida. Em meio a agitação interior, a correria do dia-a-dia vamos parar para estarmos com Deus. Portanto, reze por nós e nós rezaremos por você que escolherá descansar em Deus.
Deus abençoe,
#IBelieveInYou
Fernanda Soares
Missionária da Canção Nova

Novena de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Novena e Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho 2014-Belo Monte-AL. De 24/01 á 02/02/2014. Em comunhão com a paróquia de Belo Monte reze as seguintes orações durante nove dias, começando hoje e terminando dia 01 de fevereiro.


Ladainha de Nossa SenhoraSenhor, tende piedade de nós. (Repete-se)
Jesus Cristo, tende piedade de nós. (Repete-se)
Senhor, tende piedade de nós. (Repete-se)

Jesus Cristo, ouvi-nos. (Repete-se)
Jesus Cristo, atendei-nos. (Repete-se)

Pai celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.

Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós.
Mãe da divina graça, rogai por nós.
Mãe puríssima, rogai por nós.
Mãe castíssima, rogai por nós.
Mãe imaculada, rogai por nós.
Mãe intacta, rogai por nós.
Mãe amável, rogai por nós.
Mãe admirável, rogai por nós.
Mãe do bom conselho, rogai por nós.
Mãe do Criador, rogai por nós.
Mãe do Salvador, rogai por nós.
Mãe da Igreja, rogai por nós.

Virgem prudentíssima, rogai por nós.
Virgem venerável, rogai por nós.
Virgem louvável, rogai por nós.
Virgem poderosa, rogai por nós.
Virgem clemente, rogai por nós.
Virgem fiel, rogai por nós.

Espelho de justiça, rogai por nós.
Sede de sabedoria, rogai por nós.
Causa da nossa alegria, rogai por nós.
Vaso espiritual, rogai por nós.
Vaso honorífico, rogai por nós.
Vaso insigne de devoção, rogai por nós.
Rosa mística, rogai por nós.
Torre de David, rogai por nós.
Torre de marfim, rogai por nós.
Casa de ouro, rogai por nós.
Arca da aliança, rogai por nós.
Porta do céu, rogai por nós.
Estrela da manhã, rogai por nós.
Saúde dos enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Auxílio dos cristãos, rogai por nós.

Rainha dos anjos, rogai por nós.
Rainha dos patriarcas, rogai por nós.
Rainha dos profetas, rogai por nós.
Rainha dos apóstolos, rogai por nós.
Rainha dos mártires, rogai por nós.
Rainha dos confessores, rogai por nós.
Rainha das virgens, rogai por nós.
Rainha de todos os santos, rogai por nós.
Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós.
Rainha elevada ao céu em corpo e alma, rogai por nós.
Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós.
Rainha da paz, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos.
Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor.
Amen.
Oração a Nossa Senhora do Bom ConselhoGloriosíssima Virgem Maria,
escolhida pelo eterno Conselho
para Mãe do Verbo Humanado,
tesoureira das divinas graças
e advogada dos pecadores, eu,
o mais indigno dos vossos servos,
a vós recorro para que me sejais guia
e conselheira neste vale de lágrimas.
Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue
do vosso divino Filho,
o perdão dos meus pecados,
a salvação da minha alma
e os meios necessários
para obtê-la.
Alcançai também para a Santa Igreja
o triunfo sobre os seus inimigos
e a propagação do reino
de Jesus Cristo em todo o mundo. Amen.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Parabéns Matheus Pinto!!!























Ingrid Lima,
 "Sempre achei que as melhores coisas da vida, chegam sem alarme sem avisos, elas simplesmente acontecem ou melhor Deus coloca no nosso caminho. Com algumas pessoas o sentimento de amizade, carinho e respeito são tão fortes que se cria um laço ainda maior tornando- nos irmãos.
Não tem preço chegar e encontrar um sorriso, um abraço e aquela frase “maninhaaa ! que bom que vc veio”, sentir-me acolhida.
Não tem preço poder ter um ombro onde eu posso desabafar, chorar e ouvir conselhos.
Maninho o seu trabalho, vocação e vida de oração, tem sido um exemplo para a nossa juventude que o Espírito Santo continue te mostrando o caminho que Deus já trilho pra você.
Que Nossa Senhora Aparecida te cubra com o seu manto e sempre tenha no seu colo um lugar onde você possa descansar."

Parabéns Matheus Pinto!!!

Ana Victoria Queiroz
"Matheeeeeus, moço do abraço que transmite paz... Parabéns! Que sua vida seja repleta de bênçãos, alegrias, sorrisos... Obrigada por existir.
Deus te abençoe, e que a Mãezinha do céu te proteja com o manto sagrado em todos os momentos de sua vida.
Beijão, amo você! Preto de copas (cartas)"

Élcio.

 "Matheus, meu querido! Que bom que eu te conheci! Como diz Pe. Fábio de Melo, "a amizade é um encontro de almas que se reverenciam."

Saiba que eu amo brigar com você (kkkkkkkk)! Você é uma das poucas pessoas que me respondem ao nível! Aliás, você é outro nível!!

Saiba também que você é um exemplo de profissionalismo e de FÉ! E obrigado por estar à frente da catequese!

Obrigado por sua amizade!

Obrigado ao rezar por mim! E saiba que rezo por você também!
Que Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria te iluminem. Amém!"
Vanessa Souza.
"Matheus que Deus o abençoe, e lhe dê muita força, discernimento enfim para que vc não desista deste caminho que conduz todos a salvação. Que Deus lhe ajude a ser um homem santo. PARABEEENS \o "

Ana de Jesus.
"Parabéns Matheus Responsabilidade chegando & vaariiass cooiiisas . . .
Kkkk fiicando maaiis veiinhoo"

Franciiele Santo's.
"Que neste dia tão especial o Senhor
esteja na tua frente
para te mostrar o caminho certo...
Que o Senhor esteja ao teu lado,
para te abraçar e proteger...
Que o Senhor esteja atrás de ti,
para te salvar de pessoas falsas...
Que o Senhor esteja debaixo de ti,
para te amparar quando caíres
e que te tire das armadilhas...
Que o Senhor esteja dentro de ti,
para te consolar quando estiveres
triste...
Que o Senhor esteja ao redor de ti,
para te defender quando outros te
atacarem...
Que o Senhor esteja sobre
ti abençoando-te sempre...
Que seus caminhos permaneçam
sempre
iluminados, para que você possa
continuar a iluminar também
aqueles que têm a oportunidade de
trilhar com você, um trechinho desta
longa jornada!
Muita saúde, paz, felicidade
e alegria...
Tudo de melhor para você...
neste dia tão especial !"


Michelle Santos Resende.
"Parabéns!!!
Muitas felicidades,continue sempre essa pessoa maravilhosa,incomparavel e cheia de alegria q vc é.
Que Deus abençõe e Nossa Senhora te proteja hj e sempre!"


Washington Rodrigues.
"entã neh.. seu velho -_- felicidades kk tudo de bom "maninho" que o Senhor te abençoe e tu continue sempre sendo esse doido legal.. rs tamo ai nas horas sérias, brincadeiras, etc, enfim parabén mano."

Ana Andrade.
"
Feliz aniversário, filho
Olá filho! Hoje eu gostaria de homenagear você, porque hoje é o seu aniversário... Na verdade eu queria que você soubesse como esse dia é importante pra mim,
é como se neste dia, eu tivesse conquistado um grande prêmio no passado.
É como se neste dia eu tivesse realmente conseguido mostrar ao mundo porque tenho tanto orgulho de você.
É, realmente você é o nosso maior troféu - quando você chegou a nossa vida se transformou: parece que ficou mais leve, mais gostosa, com novo ideal, parece até havia tomado rumo certo.
Por isso filho, eu quero te homenagear e até preciso pedir desculpas por me realizar em você.
Às vezes quando discutimos, por motivo bobo e você reage, parece até que estou me vendo, bem mais nova. Que bom saber que você sou eu, que vou continuar aqui mais tempo.

Parabéns Filho! Desculpe a minha corujice, mas você é o maior filho do mundo.

Eu Amo Você.
Seu Niver é amanhã, mas eu quis me antecipar(23.01)"

Diego Luiz.
"PARABÉNS MATHEUS!!!! MUITA SAÚDE E PAZ!!!!! QUE DEUS TE ABENÇOE E ILUMINE A SUA CAMINHADA."

Gabriel Santos.
"Parabens , Que o Eterno te abencoe , e a Mãe Aparecida te proteja ."


Brenda Veras.
"Parabéns que Deus te abençoe sempre, muitas felicidades e muitos anos de vida ;)"


Manoel Carvalho.
"Parabéns meu irmão, irmão de fé e de magreza \o/ kkkkk Que Deus te abençoe hoje e sempre, nutrindo essa sua personalidade e de amizade. Parabéns Matheus!"

Flávia Carvalho.
"(Y) para todas as palavras de Elcio. Matheus Pinto é realmente outro nível, uma joia rara em nosso meio, palavras e ações dignas de um grande homem de Fé. Parabéns meu querido, Deus o abençoe, q vc sempre encontre o melhor Dele em sua vida! Bjo :)"
Renata Guedes.
"To passando pra te deseja feliz aniversario amigo ,bobo,amigo bacana,amigo chatinho,amigo "bandido" amigo sincero e amigo querido igual a vc no existe. eu te. Desejo muitas felicidades,sucesso,juizo,coragem ,força ,muitas conquistas ,vitorias e escolhas, ir ja é 18 anos nem se achar kkkkk e 3 anos de amizade, com muita palhaçadas,risadas,estrese e entre outros mais mais estamos aqui ."

Parabéns Matheus Pinto!!!



Carlos Sacramento.
"Meu irmao em Cristo Jesus Matheus Pinto

A vida nos prega várias penas e, muitas vezes, elas não são tão boas assim. Mas o importante é não se deixa a bater e derrotar. Lembrando que tudo passa. Um momento ruim é penoso, claro; porém por mais que duvidemos ele não dura para sempre.
As tristezas vêm e vão. Assim como as alegrias - afinal o que faz da vida algo inusitado e gostoso é seu dinamismo e “movimento”.
A dor se intensifica e o sofrimento se arrasta. Naturalmente, nem todos os dias conseguiremos despertar cantando e sorrindo, mas é possível arregaçar as mangas, acreditar nas mudanças partir para a luta e reverter o jogo.
Dessa forma, praticar a paciência, perseverar no bem e nas boas ações, ter simplicidade, fé e pensamentos positivos mesmo nas mais difíceis situações é saber viver e fazer da vida um constante e rico aprendizado.
Portanto, não entre em pânico, não desanime. Tudo realmente passa e se transforma. E o que é velho se faz novo repentinamente, pode acreditar, porque aí está o sabor e o valor da vida.
Feliz Aniversário que esta data se repita sempre e que não seja uma simples data na sua vida seja o dia mais bonito o dia do seu nascimento, lembre que hoje começa o seu ano novo.
Que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora Maria Santíssima ilumine, proteja e abençoe sempre sua vida que você realize todos os seus sonhos e desejos.
Que os sentimentos mais puros se concretizem em gestos de bondade, e o amor encontre abertas as portas do seu coração.
Feliz Aniversário! Matheus Pinto
"
Hyasmim Dii Lolo.
"As vezes sentada num sofá fico pensando quantas pessoas se passaram em minha vida:Aquelas que ja se foram,os que estão presentes e os que deixaram a sua marca...Num desses pensamentos vem sua imagem e sabe porque?Porque você é esse cara que ninguém consegue descrever,poucas sao as descrições para uma pessoa tão grande mas que se faz simples diante de todos!Enfim,parabéns...Toda felicidade do mundo que o Senhor te cubra de bençãos e te faça ainda mais firme na fé e que Nossa Mãe cubra-te com teu Manto Sagrado!
Eu te Amo muito *^_^*
#Esposo
#TeAmoDeMontão
#MeuPrincípe"

Suylianne Santos.
"Parabéns.. Espero que aproveite muito seu dia que seja sempre sorridente e com essa felicidade que contagia seja muito feliz.. Feliz aniversário !!!"



Andressa Tenólio.
"Parabéeeeeeeeeeeeeeeeeens Teteu, tudo de bom p você. Muita paz, saúde e successo. Sinto saudades, beijos :*"

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dom Peppi e a "Virgem Feia"

A Virgem Feia era uma imagem muito antiga, de traços rudes, sem valor artístico. O novo pároco insistia em removê-la do altar-mor, mas os fiéis teimavam em conservá-la...
Mariana Morazzani Arráiz
Sim, eu também fiquei muito contrariada quando soube do título sob o qual se invocava aquela pobre imagem: Virgem Feia! Parecia mais uma imprecação saída da boca de um ímpio, do que um nome familiar dado pelos devotos. Mas, é melhor contar toda a história, sem nada omitir de importante, antes que surjam juízos precipitados.

Tudo começou há mais de 40 anos...

Quando Dom Beppi foi enviado por seu bispo para aquela cidadezinha perdida no meio das montanhas, tinha a resolução de tudo fazer pela salvação de seu novo rebanho. Era uma tarefa árdua, mas o incansável sacerdote a ela se lançou com seu zelo característico. Primeiro, venceu a natural desconfiança daquelas duras cabeças provincianas. Depois, regularizou a situação dos que haviam deixado de receber os sacramentos, fez as pazes com quem andava brigado com o altar, trouxe as saltitantes (e inconstantes) crianças à catequese.Enfim, atraiu para o Bom Pastor todas as ovelhas que pôde, suprindo pela oração o que os braços não alcançavam.

Mas isso não foi tudo. Nosso pároco tinha um olho posto nas almas e o outro na casa de Deus. Com o passar das semanas, ele foi anotando tudo que andava mal e tinha de ser consertado ou trocado naquela velha igreja. Telhado furado, vitrais quebrados, pintura descascada, piso velho, bancos frouxos... Quanta coisa!

Havia, porém, uma providência mais urgente no topo da lista de Dom Beppi: a de retirar da igreja a famosa imagem. Ele a encontrara logo no dia de sua chegada, justamente acima do altar principal, e nunca mais se esqueceu da impressão que teve à primeira vista. Sim, já tinha ouvido falar de seu nome, que lhe causara tanta contrariedade: Virgem Feia!... Mas só quando a viu pôde constatar quanto sua fama estava aquém da realidade.Jesus, como era feia!

Era uma estátua de algum material semelhante à argila cozida, de grande tamanho - mais de um metro e meio de altura - e muito pesada. Tudo nela parecia desproporcionado, e suas feições não podiam ser mais desagradáveis. Tinha dois olhos grandes e vidrados, e a boca não passava de um risco que cortava abruptamente um rosto artificial muito redondo.
Como ocorrera a alguém figurar dessa maneira a Mãe de Deus?

Depois de muito observá-la, o contrariado Dom Beppi chegou à conclusão de que o artista não a moldara assim por ignorância, mas empregara seu talento em criar uma figura propositadamente grotesca. Isso só aumentou seu aborrecimento, e ele decidiu retirá-la o quanto antes da igreja.

Contudo, esbarrou outra vez nas cabeças duras dos montanheses. O primeiro com quem ele falou sobre o assunto reagiu de forma categórica:

- Como?! Tirar a Virgem Feia da igreja? De jeito nenhum! Ela é antiga. Veja, aqui na base tem a data, é quase uma imagem medieval!

- Bem... sendo assim tão antiga, melhor será transferi-la para algum museu - propôs o pároco.

Esse argumento agravou ainda mais a situação. Com espanto, Dom Beppi descobriu como a imagem era apreciada por seus paroquianos.

- Ela já estava aqui quando fui batizado - disse um bigodudo integrante do coro paroquial.

- Eu fiz meu casamento diante dela!... - alegou uma velha senhora.

E por fim, uma das matronas da reza do terço deu o golpe de misericórdia:

- É essa a imagem que sai todo o ano na procissão. Não tem outra, e ponto final.

Descontente, Dom Beppi tentou contornar o problema. Planejou adquirir uma imagem bonita para colocar no altar principal, e pôr a Virgem Feia nalgum canto secundário da igreja ou, melhor ainda, escondê-la na sacristia. Quando, porém, os doadores da paróquia farejaram seu intento, todos os bolsos amigos, sempre generosos, se fecharam imediatamente. Aturdido, ele se perguntava como podia aquela gente gostar tanto de uma imagem tão feia.

Passaram-se alguns anos. A cidadezinha cresceu um tanto. O zeloso pároco afervorava seu rebanho e, ao mesmo tempo, restaurava a igreja sob seus cuidados. Batendo em todas as portas, levantou fundos como pôde, e agora o povo via com orgulho o belo templo que resplandecia sobre a colina: telhados novos, vitrais coruscantes, o artístico altar de mármore e uma alta torre de onde o grande sino de bronze anunciava as Missas. Mas nosso bom padre não estava contente. Quanto mais aumentava a beleza da igreja, mais se ressaltava a feiúra da imagem sobre o altar.

Dom Beppi sabia que aquela região sofrera inúmeras guerras e invasões nos séculos anteriores. Muitas casas tinham sido saqueadas ou incendiadas, e não faltaram mãos ímpias a profanar as igrejas. Cálices e outros objetos preciosos do altar haviam sido roubados então. A própria igreja a seu cargo já fora vítima desses saques profanos. E ele, num maligno pensamento, se perguntava por que os ladrões não haviam levado embora também a Virgem Feia. Terlhe- iam prestado um bom serviço!... Mas, claro, sendo tão feia, ninguém jamais a teria cobiçado. Se nem os ladrões a queriam, como conseguiria ver-se livre dela?

De tempos em tempos Dom Beppi visitava a cidade onde ficava o seminário no qual fizera os seus estudos. Lá morava ainda o velho padre que fora seu formador. Já quase centenário e praticamente cego, o virtuoso ancião tinha fama de santidade, e por isso era procurado por outros sacerdotes - e até por bispos, segundo constava - que lá iam confessar-se e pedir orientação para resolver intrincados problemas relativos ao pastoreio das almas.

Dom Beppi expôs-lhe com todos os detalhes a questão da Virgem Feia e, no final da conversa, perguntou:VIRGEM FEIA_I.jpg

- Como posso desfazer-me dela?

- Ela é mesmo assim tão feia?

- Sim! E muito!

- Mas o povo reza diante dela? Dom Beppi titubeou:

- Sim... sim... muita gente reza diante dela.

- Então - disse o velho sacerdote - se o povo lhe tem devoção, apesar de ela ser muito feia, alguma coisa deve haver nessa imagem. Não podemos decidir com base só naquilo que nossos olhos vêem. Antes de tudo, reze, pedindo ao Espírito Santo para o iluminar. E não se esqueça, meu filho, desta verdade: muitas vezes o Espírito Santo fala pela boca dos mais simples...

Dom Beppi partiu de volta para sua paróquia impressionado pelas palavras de seu antigo mestre. Sim, pensou, preciso ter vistas mais sobrenaturais! No entanto, ao entrar em sua igreja, a visão da desfigurada imagem lhe esmoreceu o bom propósito recém-feito. Nos dias de viagem ele havia conseguido esquecer-se um pouco daquela triste figura. Mas agora, ao reencontrá-la, assustou-se de novo.

Dom Beppi ficou estático diante dela, fitando-a durante uns quinze minutos. Depois saiu com passo rápido e firme. Acabava de surgir-lhe na mente uma boa idéia. Ele não a revelou a ninguém, mas sua decisão já estava tomada.

(Revista Arautos do Evangelho, Fev/2007, n. 62, p. 46-47)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Belo Monte-AL



picture of Belo Monte - AL - Vista aérea

picture of Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho

Obrigado, Higor Soares!

Mais que um amigo, concerteza, um irmão!
Sim Higor, você é sem duvida um irmão para mim.
Obrigado por ter me ajudado neste ano de 2013, com seus conselhos, suas orações.
Higor é um menino prendado, muito estudioso, eu o chemo de papa Bento brasileiro.
Quantas conversas, quantos planos, tudo isso valeu apena.
Hoje atendo seu pedido, sim Higor, apartir do dia 03/02 você estará liberado de suas funções como meu vice.
Conto com sua orações, seua conselhos e sua sabedoria, para levar a diante esta missão que o senhor nos confiou!
Obrigado Higor Soares!!!

Pôe tua mão!

Põe tua mão
na mão do meu Senhor
da Galiléia

Põe tua mão
na mão do meu Senhor
Que acalma ao mar

Meu Jesus que cuida de mim
Noite e dia sem cessar

Põe tua mão
na mão do meu Senhor
Que acalma ao mar

Põe teus pés
nas pegadas do senhor
da Geliléia

Põe teus pés
nas pegadas do senhor
que acalma ao mar

Meu Jesus que cuida de mim
noite e dia sem cessar

Põe teus pés
nas pegadas do senhor
que acalma ao mar

Põe tua vida
na vida do senhor
da galiléia

Põe tua vida na
Vida do senhor
que acalma ao mar

Meu Jesus que cuida de mim
noite e dia sem cessar

Põe tua vida
na vida do senhor
que acalma ao mar

Põe teus pecados
nas chagas do senhor
da Galiléia

Põe teus pecados
nas chagas dos senhor
que acalma ao mar

Meu Jesus que cuida de mim
noite e dia sem cessar

Põe teus pecados
nas chagas dos senhor
que acalma ao mar

Anúncio da renuncia do dirigente Higor ao cargo de vice-presidente da comunidade.

 

ARQUIDIOCESE DE ARACAJU
COMUNIDADE CATÓLICA DOS FILHOS DE MARIA
MISSÃO ARACAJU



RENUNCIA DA VICE-PRESIDÊNCIA



Queridos, minha saudação fraterna!


Na manhã do dia 12 de março de 2013, o dirigente Higor Atlas Soares, até então vice-presidente da nossa comunidade, renunciou ao seu cargo. Cumprindo o protocolo da comunidade, segundo a minha vontade, o meu vice deveria cumprir o prazo de 1 ano que assumiu, após este prazo a renuncia seria aceita.
Pois em, até o próximo dia 03 de fevereiro, o dirigente Higor responde como meu vice, apos essa data eu escolherei meu novo vice-presidente. Mas desde agora  se inicia o tempo de preparação e escolha do meu novo vice-presidente. O mesmo deve ter a consagração dirigencial, vida de oração (Santa Missa e etc) e ter um compromisso com a nossa comunidade.
Quanto ao dirigente Higor Soares, o mesmo assumirá na comunidade a função de intercessor e líder dos dirigentes em Belo Monte-AL, e dirigente da Comunidade Santo Agostinho e Nossa Senhora das Graças também em Belo Monte-AL.
Irmão Higor, muito obrigado pelo apoio, pelo carinho e pela amizade , espero contar sempre contigo, meu amigo, meu irmão! Deus lhe pague!

Aracaju, sede da presidência, 21 de janeiro de 2014




Matheus H. P. Andrade
PRESIDENTE
DA C. C. F. V. M

Como foi escrito a Sagrada Escritura (a Bíblia)?

Os textos da Bíblia começaram a ser escritos desde os tempos anteriores a Moisés (1200 a.C.). Moisés foi o primeiro codificador das leis e tradições orais e escritas de Israel. Essas tradições foram crescendo aos poucos por outros escritores no decorrer dos séculos. Assim foi se formando a literatura sagrada.
Tendo Deus escolhido Abrão, habitante de Ur na Caldéia, o povo eleito foi formando a sua tradição histórica e jurídica. Moisés foi quem fez a primeira codificação das Leis de Israel, por ordem de Deus, no séc. XIII a.C.
.
Após Moisés, as tradições foram se  enriquecendo com novas leis devido às mudanças históricas e sociais de Israel. A partir de Salomão (972 – 932), passou a existir na corte dos reis, tanto de Judá quanto da Samaria,  um grupo de escritores que zelavam pelas tradições de Israel. Eram os escribas e sacerdotes. Do seu trabalho surgiram quatro coleções de narrativas históricas que deram origem ao Pentateuco:
.
1. Coleção ou código Javista (J), onde predomina o nome Javé. Teve origem no reino de Judá com Salomão (972 – 932).
2. O código Eloista (E), predomina o nome Elohim (=Deus). Foi redigido entre 850 e 750 a.C., no reino da Samaria. Quando houve a queda do reino da Samaria, em 722 para os Assírios, o código E foi levado para o reino de Judá, onde ouve a fusão com o código J, dando origem a um código JE.
3. O código (D) Deuteronômio (= repetição da Lei, em grego). Acredita-se que teve origem nos santuários do reino da Samaria (Siquém, Betel, Dã,…) repetindo a lei que se obedecia antes da separação das tribos. Após a queda da Samaria (722) este código foi levado para o reino de Judá, e ficou guardado no Templo até o reinado de Josias (640 – 609 a.C.). No Deuteronômio se observa cinco “deuteronômios” (repetição da lei).
4. O código Sacerdotal (P) – os sacerdotes judeus durante o exílio da Babilônia (587 – 537a.C.) redigiram novamente as tradições de Israel. Este código contém dados cronológicos e tabelas genealógicas, ligando o povo do exílio aos Patriarcas, para mostrar-lhes que fora o próprio Deus quem escolheu Israel para ser uma nação sacerdotal (Ex 19,5s).
Num longo processo de discernimento inspirado pelo Espírito Santo, desde o tempo dos Apóstolos, a Igreja foi descobrindo os livros inspirados. Demorou alguns séculos para que a Igreja chegasse à forma final da Bíblia. Em vários Concílios, alguns regionais outros universais, a Igreja estudou o cânon da Bíblia; isto é, o seu índice.
.
Sem a Tradição da Igreja não teríamos a Sagrada Escritura. Santo Agostinho dizia: “Eu não acreditaria no Evangelho, se a isso não me levasse a autoridade da Igreja Católica”.

.
 Resumido de Blog Canção Nova

O Catecismo nos ensina...

 

MÃE DE CRISTO PELO ESPÍRITO SANTO


§ 437     O anjo anunciou aos pastores o nascimento de Jesus como o do Messias prometido a Israel: "Hoje, na cidade de Davi, nasceu-vos um Salvador que é o Cristo Senhor" (Lc 2,11). Desde o inicio Ele é "aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo" (Jo  10,36), concebido como "Santo[a1] " no seio virginal de Maria. José foi chamado por Deus "a receber Maria, sua mulher", grávida "daquele que foi gerado nela pelo Espírito Santo" (Mt 1,21), para que Jesus, "que se chama Cristo", nascesse da esposa de José na descendência messiânica de Davi (Mt 1,16[a2] ).
§ 456     Com o Credo niceno-constantinopolitano, respondemos, confessando: "E por nós, homens, e para nossa salvação,  desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem[a3] "
§ 484     A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará “corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito Santo virá  sobre ti" (Lc 1,35).
§ 485     A missão do Espírito Santo está  sempre conjugada e ordenada à do Filho[a4] . O Espírito Santo é enviado para santificar o seio da Virgem Maria e fecundá-la divinamente, ele que é "o Senhor que da  a Vida", fazendo com que ela conceba o Filho Eterno do Pai em uma humanidade proveniente da sua.
§ 486     Ao ser concebido como homem no seio da Virgem Maria, o Filho Único do Pai é "Cristo", isto e, ungido pelo Espírito Santo [a5] desde o início de sua existência humana, ainda que sua manifestação só se realize progressivamente: aos pastores[a6] , aos magos[a7] , a João Batista[a8] , aos discípulos[a9] . Toda a Vida de Jesus Cristo manifestará, portanto, "como Deus o ungiu com o Espírito e com poder" (At 10,38).
§ 723     Em Maria, o Espírito Santo realiza o desígnio benevolente do Pai. É pelo Espírito Santo que a Virgem concebe e dá à luz o Filho de Deus. Sua virgindade transforma-se em fecundidade única pelo poder do Espírito [a10] e da [a11] .
§ 724     Em Maria, o Espírito Santo manifesta o Filho do Pai tornado Filho da Virgem. Ela é a Sarça ardente da Teofania definitiva: repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne, e é aos Pobres [a12] e às primícias das nações [a13] que ela o dá a conhecer.
§ 725     Finalmente, por Maria o Espírito Santo começa a pôr em Comunhão com Cristo os homens, "objetos do amor benevolente de Deus[a14] ", e os humildes são sempre os primeiros a recebê-lo: os pastores, os magos, Simeão e Ana, os esposos de Caná e os primeiros discípulos.
§ 726     Ao final desta missão do Espírito, Maria torna-se a "Mulher", nova Eva, "mãe dos viventes", Mãe do "Cristo total[a15] ". É nesta qualidade que ela está presente com os Doze, “com um só coração, assíduos à oração" (At 1,14), na aurora dos "últimos tempos" que o Espírito vai inaugurar na manhã de Pentecostes, com a manifestação da Igreja.

 

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pecado Mortal (Santo Afonso Maria de Ligório)


1. Considera como, tendo sido criado por Deus para amá-Lo, com infernal ingratidão te rebelaste contra Ele, tratando-O como inimigo, desprezando sua graça e amizade.Tu sabias que com aquele pecado Lhe causavas amaríssimo desgosto, e não obstante cometeste-O.Como procede quem peca? Volta a Deus as costas; deixa de O respeitar, levanta a mão para O ferir, e tortura seu divino coração.O homem, quando peca, diz a Deus com as suas obras: Afasta-Te de mim, não Te quero obedecer, nem servir, nem reconhecer por meu Senhor, nem ter por meu Deus.O meu Deus é o prazer, o interesse, a vingança.

Tal foi a linguagem do teu coração, quando preferiste a Deus a criatura.Santa Maria Madalena de Pazzi não podia acreditar que um cristão foste capaz de cometer um pecado mortal com plena advertência.E tu, querido leitor, que dizes!Quantos pecados não tens cometidos já!Perdoa-me, meu Deus, e tende piedade de mim.Eu Vos ofendi, ó Bondade infinita.Detesto os meus pecados, amo-Vos, e arrependo-me de ter caído na torpeza de Vos injuriar, ó meu Deus, digno de infinito amor.

2. Considera como Deus te falava, quando pecavas: Meu filho, eu Sou o teu Deus, que te criei do nada, e remi com o meu sangue: Eu proíbo-te sob pena de incorreres no meu desagrado, que cometas este pecado.Mas tu, pecando, dizias a Deus: Senhor, eu não quero obedecer-Te, quero satisfazer meus apetites, e é me indiferente desagradar-Te, perder a Tua graça.Eis aqui, ó meu Deus, o que eu tenho feito tantas vezes.Como tendes podido sofrer-me?Oxalá eu tivesse morrido antes de Vos ter ofendido.De agora em diante não quero desgostar-Vos mais.Quero amar-Vos, ó Bondade infinita! Dai-me a perseverança, dai-me o Vosso santo Amor.

3. Considera que, quando os pecados chegam a um certo e determinado número, Deus abandona o pecador.Por isso, se te vires tentando a pecar de novo, ó meu irmão, não digas: Confessar-me-ei depois; porque, se Deus te fizer morrer então repentinamente, se Deus te abandonar, é fora de dúvida que não te confessaras; e em tal caso, que será de ti por toda a eternidade!Eis o motivo porque tantos homens se tem condenado.Estes também esperavam o perdão; mas a morte surpreendeu-os, e perderam-se.Teme que te sobrevenha a mesma calamidade, porque não merece misericórdia quem se serve da bondade de Deus para O ofender.

Depois de tantos pecados que Deus te tem perdoado, deves com razão temer que não te perdoe mais, se reincidires no caminho do mal.Dai-Lhe graças por haver te esperado até agora, e faze neste momento o propósito firme de sofrer antes a morte que cometer outro pecado mortal, dizendo sinceramente: já bastam, Senhor, as ofensas que Vós tem feito; a vida que me resta não a quero eu empregar em ofender-Vos, a Vós que O não mereceis.Quero empregá-la só em amar-Vos e em chorar as ofensas que vos tenho feito.Arrependo-me, meu Jesus, de todo o meu coração; quero amar-Vos; dai-me forças para Vos amar.Maria, minha Mãe, auxiliai-me.

Fruto I. Farei freqüentemente atos de arrependimentos, dizendo: Misericórdia, ó meu Jesus; arrependo-me de Vos ter ofendido, peço-Vos perdão para os meus pecado.

Fruto II. Examinarei se há em mim algum afeto desordenado que possa afastar-me de Deus, e desterra-lo-ei do coração.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Eu sou filho de Maria!





Esta é uma frase que todo aquele que se diz seguidor de Cristo deveria dizer.
Você pode pensar: como eu sou filho de Maria? E eu lhe respondo: Este mistério, é um mistério, mas devemos aceitar pois o próprio Jesus quiz assim. Eu já disse uma vez e agora torno a dizer, querendo ou não, somos sim filhos daquela que deu ao mundo o Salvador.
São Paulo diz nos seus escritos, que somos herdeiros do céu, assim como Cristo. Pois bem, se herdamos a glória da vida eterna de Cristo, por que não herdarmos a maternidade de Maria?
Uma das passagens que mais gosto na bíblia é a passagem da entrega. Sim entrega, uma entrega diferente, a entrega de Jesus para com o discípulo amado, veja, Deus Filho, do alto da cruz entrega ao seu discípulo amado, a sua própria mãe. E o evangelista faz questão de afirmar que aparti daquela hora, o discípulo levou Maria para sua casa. (cf.: Jo 19, 25-27)
Maria sem duvida alguma é nossa mãe, e nós somos seus amados filhos. E como Filhos de Maria, a nossa missão é, levar ao mundo a mensagem de amor, que Jesus nos deixou.
Essa é a nossa missão. E precisamos imediatamente, o quanto antes, assumir esta missão com coragem, garra e amor. Precisamos lutar pelo reino, precisamos de Cristãos que tenham vergonha na cara, e tenha coragem para lutar por Jesus Cristo!
Sei que é dificio, mas não é impossível. Com Jesus e com Maria tudo podemos. Não tenha medo de lutar por Jesus, pois Maria, nossa terna mãe, está conosco.
"Ó doce mãe do redentor, colocai-nos em vosso santo colo, protegei-nos sem cessar, guiai-nos até o vosso Santo Filho, meu Redentor Jesus Cristo. Olha, doce mãe, pela nossa comunidade. Nós vossos indignos filhos, nos unimos para louvar a Deus por vós, e anunciar a maravilhas do Senhor pelo mundo afora. Contigo Maria, dizemos de coração nosso SIM a Deus!"  Amém

 Faça parte você também, da Comunidade Católica dos Filhos de Maria.
Entre em contato conosco através do email: filhosdemaria0709@gmail.com.

Paz e Bem!
Salve Maria


Matheus Pinto
PRESIDENTE DA C. C. F. M

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...