Meus queridos, já podemos dizer que é natal de Jesus, venho partilhar convosco um pouco do que aprendi sobro o nascimento do nosso salvador.
A Igreja Católica, na sua magnifica tradição, celebra todos os anos a festa do Natal do Senhor Jesus Cristo. A origem desta festa se deu quando o rei Constantino se converteu ao católicismo, sendo que naquele tempo o o povo era pagão. No dia 25 de dezembro era celebrada a festa do deus sol, então a Igreja, com toda sabedoria pensou: se eles celebram o nascimento de um deus que não existe, por que não celebrar o nascimento do nosso Deus e Senhor? Então começou a celebrar o nascimento do Menino Jesus, nosso Salvador feito homem, não tem nada haver com adoração ao deus sol, mas se trata de adorar aquele que veio para nos salvar da escravidão do pecado.
O Natal, para mim, não é só festa e etc, mas é o momento de pensar de novo, na minha vida de cristão, e aqui eu vouto a bater nessa tecla de refletir sobre o meu ser cristão, então, não ha data tão propicia como essa, de tomar-mos vergonha e tirar as coisas ruins de dentro da gente.
Certa feita, uma criatura me disse que o natal é um tempo de nos amar-mos e etc, e eu perguntei: só no natal? Gente, o caso tá sério, a pessoa passa o ano todo lhe esculhambando e no natal vem dizer que quer te amar? me desculpe mas vá pra baixa da égua com esse tipo de conversa, vamos deixar de ser hipócritas e aprender a se amar o ano todo e no natal celebrar esse amor com os demais irmãos e irmãs, entende? É preciso que nós saibamos realmente viver como irmãos, irmãos que brigam mas que pedem desculpas, irmãos que sorrir juntos, se confraternizam juntos, que sabem viver realmente como momunidade, veja o exemplo da comunidade primitiva, os apostolos e todos os que os seguiam, viviam em unidade, é necessário que também nós aprendamos a viver em unidade.
Isto é celebrar o Natal de Jesus, igualdade, fraternidade, unidade nos faz igreja, nos faz irmãos.
Não sou nenhum padre, nem pretendo ser mas lhe digo uma coisa, muitos dos nossos problemas acabarão quando a gente aprender a viver em unidade, aliás não acabarão, mas ficarão mas leves e mais faceis de le dar.
E é isto que eu desejo neste Natal, que todos nós aprendamos a viver em unidade como os primeiros cristãos.
FELIZ E SANTO NATAL DE JESUS!!!
MATHEUS PINTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário