sábado, 3 de dezembro de 2016

Filhos de Maria se preparam para celebrar sua Padroeira!!!

 É com imenso jubilo que o Movimento Filhos de Maria Puríssima se prepara para celebrar sua excelsa e honrada padroeira. Esse é o primeiro momento oficial de festejos a Virgem Puríssima, para bem celebrarmos, foi proposto como tema central a citação do Santo Padre, o Papa Francisco na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium, nº 286: "A Virgem Puríssima caminha conosco, luta conosco, e nos aproxima do amor de Deus", e como lema: "Mãe Puríssima, guiai a nossa vida nos doze passos da sobriedade".
A proposta desse ano é meditar durante o tríduo os doze passos da sobriedade cristã, onde buscaremos conhecer esses doze passos para pô-los em prática em nossa vida. Iluminados e animados pelas passagens bíblicas:   "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" (I Pedro 1:13)

"Mas nós, que somos do dia,sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" (I Tessalonicenses 5:8), queremos, pois, nos moldar nessa sobriedade e procurar imitar a Virgem Puríssima, que bem soube viver a sobriedade cristã.
Durante o período de 14 á 17 de dezembro, contaremos com a seguinte programação:
  •  Dia 14/12 - Lema: "Mãe Puríssima, ajudai-nos a admitir, confiar e entregar a nossa vida a Deus." 
16h Santo Terço seguido pela oração "Maria Valei-me".
17h Tríduo Solene, dirigido pelo vocacionado Daniel Hubert.
Responsáveis - Família Alcantára.
Homenagem - Aos jovens.
  •  Dia 15/12 - Lema: "Mãe Puríssima, fazei que nos arrependamos e confessemos nossas faltas afim de renascermos em Cristo".
18h Santo Terço seguido pela oração "Maria Valei-me"
19:30 Tríduo Solene, dirigido pelo diácono.
Responsáveis - Família Rodrigues.
Homenagem - As famílias.
  • Dia 16/12 - Lema: "Mãe Puríssima, leva-nos a reparar nossos erros, professar a fé orando e vigiando."
17h Santo Terço seguido pela oração "Maria Valei-me".
18h Procissão luminosa dos pedidos em direção ao Santuário Nossa Sra. Aparecida.
18:40 Tríduo Solene, dirigido pelo coordenador do Movimento, Matheus Henrique.
19:30 Santa Missa em Ação de Graças a Mãe Puríssima, no Santuário, presidida pelo Padre Jadilson Andrade.
Responsáveis - Família Silva.
Homenagem - As crianças.
  • Dia 17/12 - DIA FESTIVO / Servindo, celebrando e festejando a Deus e a Mãe Puríssima.
06h Alvorada Festiva.
07h Oficio da Imaculada.
08h Café da manhã.
18:30 Procissão de agradecimento a Mãe Puríssima.
19h Celebração Solene, presidida pelo Padre Tony, missionário verbita.

Estaremos vendendo as camisas da festa, também adesivos da Mãe Puríssima. Ajude nas obras da Mãe!!! 




quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Primeira noite do tríduo a São João Batista e ao Senhor dos Pobres e Aflitos.


Com o lema: “São João Batista, precursor da Misericórdia de Deus”, o Movimento Filhos de Maria Puríssima deu inicio na ultima quarta feira, dia 24 de agosto, ao tríduo em preparação a Festa de São João Batista e do Senhor Bom Jesus Pobres e Aflitos 2016. Nesta primeira noite, estivemos rezando pelos enfermos, médicos, sacerdotes e seminaristas, pela Capela do Sagrado Coração de Jesus, pela comunidade são Miguel Arcanjo e pela Legião de Maria. 
A oração do Santo Terço abriu as atividades festivas, na comunidade São Miguel Arcanjo, Estrela do Oriente.
Rezamos nesta primeira noite, na casa de Dona Jô, que se encontra enferma. a mesma declarou que o tríduo na casa dela foi providência divina, pois a mesma estava necessitando muito. 
Na reflexão da primeira noite, Matheus Henrique, nosso fundador, nos fez refletir a cerca do tema proposto para esta primeira noite. A leitura bíblica que nos iluminou foi o texto que narra o nascimento de João Batista, que está no evangelho de São Lucas 1, 05 - 25. Nosso fundador frisou na razão da vinda do precursor, João Batista, e na ação misericordiosa de Deus na vida de Zacarias e de Izabel. O versículo que nos ajudou a guardar a mensagem desta noite foi o 25: "Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens." "A oração de Izabel nos faz refletir sobre o agir de Deus em nossa vida. Muitas vezes pedimos, clamamos algo para Deus e sofremos com suas demoras. Mas precisamos perseverar, não podemos desistir. O Senhor sempre se mostra misericordioso, apesar de nossas falhas, Ele sempre se compadece da nossa fraqueza. João Batista veio com a missão de ser o precursor da misericórdia de Deus, anunciando um batismo de perdão e conversão. Um batismo de mudança de vida. João foi esse testemunho, esse fruto da Misericórdia do Pai." Matheus Henrique.
O tríduo prosseguiu com a ladainha e as orações finais. 





terça-feira, 9 de agosto de 2016

Um pouco sobre o titulo mariano: Mãe Puríssima!


A comunidade eclesial — Corpo Místico de Cristo — é como um esse ad Patrem “ser para o Pai” social para todos os batizados.
Os celibatários/as que acolhem Cristo como esposo por meio do voto do celibato, entram de um modo particular e social, nesse “ad Patrem” não só pessoalmente, mas também deixam impressas como uma marca daquele “ser para o Pai” em toda a vida social. Por isso os celibatários são tão necessários à comunidade Igreja e na comunidade eclesial. Eles dão à comunidade eclesial a verticalidade e ao mesmo tempo essa vocação tão especial e particular e o respectivo compromisso do seu “sim” brotam do mistério da justificação: Enquanto vai crescendo, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se com Deus, no âmbito d’Ele.


Mãe Puríssima – São Paulo em uma de suas cartas à comunidade de Corinto insiste no valor do corpo como “templo do Espírito”, como membro de Cristo, afirmando que:
“o corpo não é para a devassidão, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo”(1Cor 6,13).
Puríssima – Pureza é uma virtude inteiramente “humana”, que tende a valorização do corpo, à harmonia da corporeidade entendida em seu valor e em sua dimensão sacra que nasce do próprio mistério da encarnação. Se Deus assumiu corpo humano e assumiu-o mediante as leis do comum viver humano, é sinal de que constitui grande valor e há de ser usado e gozado nessa precisa linha.

Invocar Maria como “mãe puríssima” significa pedir que nos ajude em nossa busca cotidiana de equilíbrio, que não nos é espontâneo, nem fácil, para conseguir aquela harmonia entre físico e espírito que é o sinal mais belo de nossa relação com Deus, com o Deus que se fez homem.

Maria viveu a pureza unindo em si virgindade e maternidade. É, portanto modelo das várias formas de viver a pureza, tanto virginal como conjugal.


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Pureza de coração, em um sentido mais amplo e profundo do que a simples “virtude da pureza”. Se seus olhos estiverem sadios iluminados – pureza de criança, “verão a Deus”.

Fonte: https://sites.google.com/site/mariavirgemmae/mae-purissima


segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Tríduo Missionário e Festa em louvor a São João Batista e ao Bom Jesus dos Pobres e Aflitos 2016

    MOVIMENTO CATÓLICO FILHOS DE MARIA PURÍSSIMA

VEM TE CONVIDAR PARA CELEBRAR CONOSCO AS
FESTIVIDADES EM HONRA A SÃO JOÃO BATISTA E AO
BOM JESUS DOS POBRES E AFLITOS 2016
Este ano, a luz do Ano Santo da Misericórdia, iremos meditar:
Tema: “Ele se chamará João, isto é, Deus se mostrou misericordioso.”
Lema: “Assim mostrou misericórdia a nossos pais, 

recordando a sua santa Aliança.” (Lc 1, 72)




PROGRAMAÇÃO


Ø  Dia 24|08 – Lema: “São João Batista, precursor da Misericórdia de Deus.”
18h 30m Santo Terço
19h Tríduo Missionário
Orações pelos: Enfermos, médicos, sacerdotes e seminaristas, pela Capela do Sagrado Coração de Jesus.
Ø  Dia 25|08 – Lema: “O Bom Jesus, o rosto da Misericórdia do Pai, anunciado por João.”
18h 30m Santo Terço
19h Tríduo Missionário
Orações pelas: Famílias, pelos trabalhadores, pelos moradores de rua, pelas vocações religiosas e pelo Santuário N. Sra. Aparecida – Bugio.
Ø  Dia 26|08 – Lema: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão a Misericórdia.” (Mt 5, 7)
18h 30m Santo Terço
19h Tríduo Missionário
Orações pelos: Catequistas, missionários, crianças e jovens, pela Paróquia N. Sra. Dos Mares e Capela São João Batista – Salvador – BA.
Ø  Dia 27|08 – Noite Cultural do Movimento
18h 30m Atividades Recreativas com as crianças da escolinha Missionária.
        Dia 28|08 – Domingo antes da Festa
09h Cenáculo Mariano
Ø  Dia 29|08 – Festa de São João Batista – Encerramento das atividades.
19h Paraliturgia festiva em honra a São João Batista e ao Bom Jesus dos Pobres e Aflitos.



PEDINDO AO SENHOR DOS POBRES E AFLITOS QUE ESTEJA SEMPRE A TE ABENÇOAR PELA INTERCESSÃO DESTE SANTO TÃO QUERIDO, SÃO JOÃO BATISTA.  PAZ E BENÇÃO.


NOSSO ENDEREÇO:  RUA A1, 578, CONJ. BUGIO.

PRÓXIMO A RÓTULA, PERTO DA MERCEARIA E PANIFICAÇÃO PEQUENO PREÇO.
ARACAJU - SERGIPE - BRASIL

terça-feira, 12 de julho de 2016

A correria do tempo!

A vida na terra é bem corrida. Nos dias atuais, vivemos uma grande competição, onde, de modo singular, competimos contra o tempo. Aqui quero, de modo especial, olhar a realidade de um jovem ou uma jovem que trabalha, estuda, namora, entre outras atividades que fazem parte da realidade atual.
O tempo se torna curtíssimo, principalmente quando fazemos algo que muito nos agrada. O tempo vai se tornando nosso grande adversário. Dentro da sua realidade, já se perguntou como você tem aproveitado o seu tempo? As vezes não temos nem tempo para nos fazermos esta pergunta - isso se torna um pouco engraçado. - Mas não é que não nos fazemos esta pergunta, muita das vezes queremos evitar um conflito conosco mesmo. Se pararmos para pensar nisso, vamos percebendo que, muita das vezes perdemos tempo com coisas bobas, sem sentido algum. Isso gera um colapso, pois quando começamos a enxerga isso, não temos a coragem e a ousadia - sim, requer de nós ousadia - para mudar a situação em que nos encontramos. Muitos comentam que as horas estão passando rápido. Realmente. Mas como devemos aproveitar esses ligeiros minutos que correm sem parar? Essa é uma resposta que só vamos descobrir se realmente vivermos intensamente cada momento dessa ligeira vida. Cada coisa tem sua hora, tem seu momento. Precisamos aprender a viver cada momento, lançando fora pensamentos que venham nos tirar a paz. Mais uma vez te digo, isso requer de nós coragem e ousadia. Não sou nenhum especialista no assunto, mas aqui relato com base naquilo que observo ao meu redor. Muita gente reclama que não tem tempo nem para se coçar. Penso que, realmente o tempo está cada vez mais corrido, mas, cabe a nós saber administra-lo. É importante e necessário. Pois, precisamos balancear as coisas, para bem viver.
 A organização é necessária, e isso pede de nós a disposição, o querer "mudar". Sim, pois muita gente acaba se acostumando, e essa história de mudar acaba dando até preguiça. A pessoa se acomoda, e não mais vive, mas, sobrevive.  O filósofo Platão dizia: "Não espere uma crise para saber o que é importante em sua vida". Perceba o que é importante na sua vida, e comece a organizar seu tempo a partir de algo que, realmente, te faz bem. E claro, reserve um pouco mais de tempo para Deus. Mesmo que não tenha vontade naquele instante, mas o faça. E então, a partir disso, vamos começar a aproveitar bem, o tempo que nos resta. O seu tempo está em suas mãos!
Espero ter sido claro, e ter te ajudado de alguma forma!

Paz para o seu coração!

Matheus Henrique

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Meus irmãos e irmãs caríssimos, a paz e a misericórdia de Deus esteja presente na sua vida. Estamos em meados do Ano Santo, Jubilar da Misericórdia, e precisamos cada vez mais nos aprofundar a cerca desse tema tão presente e tão pouco usado nos dias atuais. 
Sua Santidade, o Papa Francisco, nos convida a fixar os olhos em Jesus, o rosto visível da misericórdia de Deus. Como ele nos diz na sua bula de convocação do Ano Jubilar,“Misericordiae vultus": "Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, « rico em misericórdia » (Ef 2, 4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como « Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade » (Ex 34, 6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina. Na « plenitude do tempo » (Gl 4, 4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14, 9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa,[1] Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus." O Santo Padre quer nos chamar a atenção, quer nos dar uma balançada porque muitos cristãos, de modo especial, os católicos, estão cada vez mais estão se afastando de Cristo, querendo ser deus, condenando as pessoas, insultando as pessoas, esquecendo que Jesus é misericórdia, esquecendo até mesmo o significado desta palavra tão rica. O Santo Padre quer nos aproximar cada vez mais de Jesus Cristo, para nos mostrar que para a santidade é necessário ver Cristo nas pessoas, principalmente nos leprosos dos dias atuais. Por sua vez, o Ano Jubilar nos faz esse questionamento, o que é misericórdia? O dicionário encontramos a seguinte definição:
"Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
Misericórdia! é uma exclamação usada quando nos deparamos com uma situação de desespero, de sofrimento. É também um grito de quem pede compaixão.
Conceder misericórdia a alguém é perdoá-la pelo simples ato de bondade, apesar do outro não merecer o perdão." 
Apesar do outro não merecer o perdão, devemos perdoa-lo, pois assim Deus faz conosco. Devo cada vez mais me colocar no lugar de outro, e analisar as diversas situações que surgem na vida me perguntando: e se fosse comigo?
A palavra de Deus nos diz: ”E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo”. (Tito 3, 5) 
Não somos merecedores da salvação, mas, por Ele ser misericordioso, Ele nos salvou e nos redimiu
O Papa Francisco nos exorta: "Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado."
Em meio a uma sociedade que busca julgar e condenar, nos somos chamados por Jesus, a ser misericordiosos como o Pai. (Lc 6, 36) Dentro de sua casa, no seu trabalho, na sua Paróquia, em todos os lugares por onde passar, você é chamado, nós somos chamados a imitar o Pai da Misericórdia. 
Jesus nos exorta por meio do Evangelista São Lucas: "Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica.
Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.
O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.
Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam.
E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores.
Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus.
Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso" (Lc 6, 27-36)
Todas essas atitudes que o Senhor nos convida a praticar, aos olhos mundanos são muito difíceis. Mas, com os olhos da fé, fixos em Jesus, é bem simples. Basta a nossa disponibilidade. Basta o nosso querer.  Façamos sempre esse pedido: "Lembra-te, Senhor, de tua misericórdia e de teu amor; que são eternos."
Assim sendo, nos confiemos a todo instante a Deus e a Virgem Maria, no seu Imaculado Coração de Mãe, lugar onde resplandece a Misericórdia do Pai. Lugar de onde jorra essa graça que nos faz ser misericordiosos e nos ajuda a por essa misericórdia em pratica na vida com nossos irmão.
Ela que nos deu seu exemplo. Não condenou aqueles que condenaram seu Filho, mas, como bem nos diz as Escrituras, guardava tudo em seu Coração. 
Ó Mãe do céu clemente e cheia de misericórdia e amor. Nos ajudai a praticar a misericórdia de Deus em nossa vida, principalmente com aqueles que menos merecem.Amém!

 Por Matheus Henrique

terça-feira, 5 de julho de 2016

Aridez Espiritual

A única saída é fechar os olhos e dar as mãos a Jesus para ser guiado por Ele
Muitas vezes, podemos passar por algum período de aridez espiritual, isto é, não temos vontade de rezar, torna-se difícil assistir a Santa Missa, a reza do Terço fica pesada, etc. Até mesmo a sagrada Comunhão se torna um sacrifício diante das dúvidas que podem atingir a nossa alma. Parece que o céu sumiu. 
Como vencer esse estado de espírito no qual parece que Deus está longe e que nos falta a fé? 
Primeiro é preciso verificar se esta situação não é tibieza, isto é, causada por nossa culpa em não perseverar no cuidado da vida espiritual, e, sobretudo, verificar se não há pecados graves em nossa alma, que possam estar afugentando dela a graça de Deus. 
Se não houver pecados na alma, então, é preciso antes de tudo, calma, paciência e perseverança nos exercícios espirituais: oração, vida sacramental, caridade, penitência, etc. Mesmo sem vontade ou sem gosto, continuar, sem jamais parar, os exercícios espirituais. 
Deus, às vezes, permite essas provações para que aprendamos a “buscar mais o Deus das consolações do que as consolações de Deus”, como disse um santo. São João da Cruz, místico que tanto experimentou o que chamou de “noite escura da fé”, afirmou que “o progresso da pessoa é maior quando ela caminha às escuras e sem saber.” 
Muitas vezes, nos deleitamos nas orações gostosas, cheias de fervor sensível, como crianças quando comem doces. Mas quando vem a luta, deixamos a oração.
  
Em oraçãoVeja o que nos diz a Palavra de Deus: 
“Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?… Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos… Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade” (Hb 12,5-10). 
Deus nos quer santos, e é também algumas vezes pela provação e pela aridez espiritual que Ele arranca as ervas daninhas do jardim de nossas almas. Coragem, alma querida de Deus! Jesus disse que Ele é a videira verdadeira, e Seu Pai o bom agricultor, que podará todo ramo bom que der fruto, para que produza mais fruto (cf. Jo 15,1-2). 
Não podemos querer apenas o açúcar do pão e renegar o pão do sacrifício. Às vezes a meditação é difícil, a oração é penosa, distraída, surgem as noites e as trevas… Nessas horas é preciso silêncio, abandono, paciência. O Esposo há de voltar logo… Em breve vai raiar a aurora e os fantasmas vão sumir. 
Quanto mais a noite fica escura, mais perto nos aproximamos da aurora. Deus sabe o que estamos passando, louvado seja o Seu santo Nome! É hora de abandono em Suas mãos paternas. 
Em meio às trevas alguns sentem o coração como se fosse de gelo, não sentem mais amor a Jesus, perdem a piedade, se sentem condenados. Que desoladora confusão espiritual! 
Nestas horas a única saída é fechar os olhos e dar as mãos a Jesus para ser guiado por Ele na fé; confiança e abandono, irmão! Só o Senhor sabe o caminho para sairmos deste matagal fechado e escuro. 
Deus nos prepara para a contemplação pelas provas passivas, ensinam os santos. Ele as produz e a alma apenas tem que aceitar. É o duro caminho dos que querem a perfeição. Ele está purificando a alma; o Cirurgião Celeste está nos operando a alma.
Iceland_10_by_lonelywolf2 
São João da Cruz fala da famosa “noite dos sentidos” cheia de aridez e de provação, um verdadeiro martírio para a alma. Segundo o santo doutor, é Jesus que chama a alma a caminhar com Ele no deserto, mesmo queimando os pés e sendo queimado pelo sol, para se santificar. 
Calma, alma querida de Deus, Ele faz isso porque o ama muito! O fogo bom não é aquele “fogo de palha”, alto e bonito, mas rápido, que logo se apaga; mas é o fogo baixo que pega na lenha grossa e permanece por muito tempo. O fogo de palha é só para começar… 
É isso que está acontecendo; não se assuste; não se preocupe porque o gosto de rezar sumiu e se tornou um agora um sacrifício penoso… Fé não é sentimento e muito menos sentimentalismo; fé é adesão, com a mente, a Deus, às Suas verdades e às Suas determinações. Não se preocupe de estar ou não “sentindo” fé ou devoção; apenas viva-a; vá à Missa, ao grupo de oração, ao Terço, com ou sem vontade, com ou sem gosto, com ou sem sentimento. Assim, temos mais méritos ainda diante de Deus. 
Nesta situação talvez você precise de um diretor espiritual, especialmente na Confissão, para uma boa orientação.
Prof. Felipe Aquino

quarta-feira, 1 de junho de 2016

MÃE PURÍSSIMA! Por Padre Joãozinho SCJ

A Ladainha de Nossa Senhora é mais do que uma prece, é uma lista de valores humanos fundamentais. Neste mês somos convidados a contemplar a pureza de Maria. Muita caricatura já se fez em torno a essa qualidade. A mãe de Deus não tem nada a ver com aquela imagem angelical de uma santinha ingênua, quase boba, que não conhece nada da vida, inexperiente, refugiada em uma experiência espiritual alienante. Com as mãos postas e os olhos fechados. É esta a imagem que muita gente tem do santo. É verdade que algumas pinturas provenientes do romantismo barroco não ajudam muito a entender o sentido da verdadeira pureza e da autêntica santidade. Milhões de anjos subindo e descendo em todas a direções… nuvens e fumaça… estrelinhas e auréolas.. tudo coloca o santo mais perto do céu que da terra. Na verdade o santo é alguém que tem os pés no chão e o coração no céu. Tem os olhos fixos em Deus e as mãos prontas para ajudar os irmãos. Esta é a imagem de Maria que a Bíliba nos deixou. Uma mulher que depois do êxtase experimentado na conversa com o anjo Gabriel, tem coragem de caminhar 120 quilômetros para ajudar a sua prima Isabel, que também estava grávida. E ficou ali seis meses. Depois voltou para casa a pé, grávida de seis meses. Isto sim é santidade.Vivemos em um mundo que quase já não pode entender a mensagem da pureza. Mas acredito também que nossa juventude perfurada por tantos piersings e tatuada com tantos demônios e dragões, já começa a ter saudade da autenticidade original. O pecado pesa, cansa, cheira mal. A malícia faz a gente ficar feio, por mais formoso que seja o rosto. O que produz em nossa juventude esse mau humor? Parece que a estrutura de pecado presente em nossa pornográfica cultura começa a cansar. A fuga na droga, no mundo virtual, na vida sexual sem critérios e limites, rouba o jovem de si mesmo e o condena à náusea e à solidão. No fundo do coração permanece sempre aceso um pequeno fogo que o faz, mais cedo ou mais tarde, sentir saudades de Deus.É neste momento que o rosto de Maria, nossa mãe puríssima, se torna um oásis de esperança. Chega um  dia em que todos precisamos de um ombro para chorar. E o primeiro lugar que procuramos é o colo da mãe. Não importa o título: imaculada, virgem, casta, santa… é mãe e pronto! Ela não acolhe por interesse. É pura. A pureza deixa a pessoa linda. A imagem que me vem é da idosa e lindamente enrrugada Madre Teresa de Calcutá. Nosso tempo viu mulher mais bela? Alguém lembra a miss mundo do ano passado? Alguém pode esquecer dos olhos negros de Teresa? Sua beleza foi fruto de uma existência transfigurada em Deus e a serviço dos que já não tinham esperança. Sobre isso o papa Bento XVI diz de maneira muito bela em sua encíclica Deus caritas est: “Eu vejo com os olhos de Cristo e posso dar ao outro muito mais do que as coisas externamente necessárias: posso dar-lhe o olhar de amor de que ele precisa” (nº 18). O dom do olhar… isso apenas as pessoas puras podem dar. Quem usa seus olhos para explorar o corpo do outro com malícia perde este dom. Os olhos são os espelhos da alma. Mas quem se exercita em contemplar os olhos de Deus, por exemplo na Eucaristia, recebe a luz e passa a ter um rosto que brilha. Nosso mundo precisa de pessoas com este olhar. O marketing dos nossos tempos quer vender de tudo maculando nossos olhos. Prostituem a imagem do corpo para vender de tudo. Vivemos em um imenso bordel. É o mercado da malícia. Não admira que também hoje as prostitutas tenham um olhar mais puro do que aqueles que as prostituem. Elas nos precederão no Reino, advertiu Jesus. A pureza é uma virtude atual. Precisamos políticos puros, sem corrupção. Precisamos padres e religiosos puros, repletos de unção, sem malícia nem indiferença. É urgente pais e mães puros, que não querem apenas usar um ao outro para mendigar uma fútil sensação de felicidade. Pais capazes de dar a seus filhos o maravilhoso dom de um olhar puro. Isto um filho jamais esquece. Jovens capazes de um namoro puro, que respeita o templo de Deus que é o corpo do outro… e sabe esperar, sim, sabe esperar. AVE:Amor Verdadeiro Espera! Ave Maria, mãe puríssima, rogai por nós1

Fonte: http://blog.cancaonova.com/padrejoaozinho/2007/09/20/5-mae-purissima/

domingo, 10 de janeiro de 2016

A graça do nosso batismo. Por Matheus Henrique

Solenidade do Batismo do Senhor.
"Os diferentes efeitos do Baptismo são significados pelos elementos sensíveis do rito sacramental. A imersão na água evoca os simbolismos da morte e da purificação, mas também da regeneração e da renovação. Os dois efeitos principais são, pois, a purificação dos pecados e o novo nascimento no Espírito Santo (60)." CIC 1262
Jesus com o seu batismo nos dá a graça de termos a oportunidade de sermos realmente filhos de Deus. É no batismo que Deus reconhece essa filiação. Depois de purificados dos nossos pecados, e quando criança, do pecado original, somos inseridos na grande família de Deus que é a Igreja.
E, a partir de então, recebemos de Deus a missão de levar adiante aquela graça que recebemos no dia do batismo.
E hoje, olhando a nossa vida, estamos realmente assumindo o nosso batismo? Realmente faço valer a graça que Deus derramou em mim? Faço valer a unção que Deus fez em mim?
Hoje é um dia para refletirmos que exemplo estou dando como batizado. E recordando a cena do Batismo do Senhor, quando depois de batizado, e depois que o Espírito Santo paira sobre Jesus, o Cristo é levado ao deserto. A solidão em Deus e a tentação do inimigo presente. Mas depois que vence as tentações, parte para pregar a Boa Nova do reino de Deus para todos. Assim também acontece conosco. Somos muita das vezes levados para o deserto afim de sermos tentados, mas quando passamos o deserto em Deus, vencemos as tentações e somos pois chamados a fazer aquilo que fez Jesus, pregar a Boa Nova do Senhor aos quatro cantos do mundo, sem ter medo de ser feliz!

Deus nos ajude a assumirmos cada vez mais o nosso batismo, e a corresponder fielmente ao seu chamado.

Paz e bênção!

TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!

"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...