A comunidade eclesial — Corpo Místico de Cristo — é como um esse ad Patrem “ser para o Pai” social para todos os batizados.
Os celibatários/as que acolhem Cristo como esposo por meio do voto do celibato, entram de um modo particular e social, nesse “ad Patrem” não só pessoalmente, mas também deixam impressas como uma marca daquele “ser para o Pai” em toda a vida social. Por isso os celibatários são tão necessários à comunidade Igreja e na comunidade eclesial. Eles dão à comunidade eclesial a verticalidade e ao mesmo tempo essa vocação tão especial e particular e o respectivo compromisso do seu “sim” brotam do mistério da justificação: Enquanto vai crescendo, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se com Deus, no âmbito d’Ele.
Mãe Puríssima – São Paulo em uma de suas cartas à comunidade de Corinto insiste no valor do corpo como “templo do Espírito”, como membro de Cristo, afirmando que:
“o corpo não é para a devassidão, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo”(1Cor 6,13).
Puríssima – Pureza é uma virtude inteiramente “humana”, que tende a valorização do corpo, à harmonia da corporeidade entendida em seu valor e em sua dimensão sacra que nasce do próprio mistério da encarnação. Se Deus assumiu corpo humano e assumiu-o mediante as leis do comum viver humano, é sinal de que constitui grande valor e há de ser usado e gozado nessa precisa linha.
Invocar Maria como “mãe puríssima” significa pedir que nos ajude em nossa busca cotidiana de equilíbrio, que não nos é espontâneo, nem fácil, para conseguir aquela harmonia entre físico e espírito que é o sinal mais belo de nossa relação com Deus, com o Deus que se fez homem.
Maria viveu a pureza unindo em si virgindade e maternidade. É, portanto modelo das várias formas de viver a pureza, tanto virginal como conjugal.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Pureza de coração, em um sentido mais amplo e profundo do que a simples “virtude da pureza”. Se seus olhos estiverem sadios iluminados – pureza de criança, “verão a Deus”.
Fonte: https://sites.google.com/site/mariavirgemmae/mae-purissima
Nenhum comentário:
Postar um comentário