segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Por que ser Cristão Católico? (Por Matheus Pinto)
Leiamos:
" Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus" {Mt 16, 13-19}
Meus queridos bloqueiros, venho por este esclarecer algumas duvidas na medida do meu conhecimento sobre a Igreja de Cristo, a Igreja Una, Santa, Catolica e Apostolica Romana. Primeiro vamos entender o seu nome: UNA por que é uma só igreja ligada a um só pastor; SANTA por que seu fundador Jesus Cristo Nosso Senhor é Santo; CATÒLICA significa que a nossa Igreja é universal, ou seja, a onde um batizado estiver ali também estará a Igreja; ela é APOSTOLICA por que segue a linhagem dos Apostolos de Cristo, tendo como cabeça na terra depois do próprio Cristo o Santo Padre o Papa Francisco, sucessor do Apostolo São Pedro, que por sua vez foi o primeiro Papa da Igreja como vemos no pequeno trecho da Biblia (Mt 16, 18).
A Igreja é por sua vez a Santa Esposa de Cristo na terra, ele é a cabeça e noós, igreja de Cristo somos seu corpo. "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também."
(1 Coríntios 12, 4-12)
A Igreja Católica não idolatra imagem, primeiro vamos ver o que significa idolatria: A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" - neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente. Vejamos: "Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubin na extremidade de uma parte, e outro querubin na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele." (Êxodo 25:18-19) Passagem em que Deus ordena a Moisés a confecção de duas imagens de anjos para a Arca da Aliança. Segundo a Igreja, "«a honra prestada a uma imagem remonta ao modelo original» e «quem venera uma imagem venera nela a pessoa representada»20 . A honra prestada às santas imagens é uma «veneração respeitosa», e não uma adoração, que só a Deus se deve", ou seja, segundo a Igreja Católica, as imagens são para venerar, lembrar daqueles que souberam amar a Cristo em seus irmãos, mas a adoração é devida somente para a Deus. Acreditamos que Deus condena o uso de imagens como ídolos de falsos deuses. A teologia da Igreja baseai-se principalmente nos trabalhos de João Damasceno, um dos doutores da Igreja.Para nós o mandamento bíblico do Antigo Testamento, que proíbe a confecção de imagens de Deus, devia-se ao fato de que Deus era invisível e retratá-lo seria realmente errado, mas que a encarnação de Deus em seu Filho Jesus Cristo, "O Verbo se fez carne" (Jo 1:14), assim o Deus invisível se tornou visível em Cristo (Colossenses 1:15) e, portanto é admissível que se retrate Jesus para que lembremos quem ele foi, sabendo que Jesus não está preso naquela imagem, de jeito nenhum, Jesus está vivo.
A Igreja Católica ensina que os fiéis sabem "que nas imagens não há nenhuma divindade ou virtude (...) para ser adorada, que os pedidos não podem ser dirigidos as imagens (...) Que a honra que é dada a elas se refere às pessoas (prototypa) que representam, para que através das imagens que nós beijamos, e diante do qual (...) nós adoramos a Cristo, e veneramos os santos".
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) explica o Catecismo em seu livro intitulado United States Catechism for Adults (em português: Catecismo para adultos dos Estados Unidos), publicado em 2006, que a idolatria nos tempos antigos expressou-se na adoração de coisas tais como o "sol, lua, estrelas, árvores, touros, águias e serpentes", bem como "imperadores e reis". Este catecismo norte-americano explica que hoje a idolatria manifesta-se na adoração de outras coisas e lista algumas como "poder, dinheiro, bens materiais e desportos."
João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.
Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.
Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.(Mc 9, 38-40)
Não briguemos por religião, tudo que fazemos é em nome de Cristo Jesus, e respeitamos os diferentes credos religiosos, claro que em nossas comunidades sejam elas Católicas ou protestantes existem ainda pessoas que falam mal, resultado de quem não leva a palavra de Jesus a sério, mas devemos lutar e fazer com que o amor de Cristo prevaleça no meio de nós.
Ser Cristão Católico, é ser comprometido com o Evangelho de Cristo, amando meu proximo como a mim mesmo e pondo em pratica o testemunho de Jesus e de seus santos.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TERCEIRA TARDE DE LOUVOR COM A MÃE PURÍSSIMA!
"Nós amamos porque primeiro Deus nos amou!" (1Jo 4, 19) Abrimos o mês da Bíblia com a Terceira Tarde de Louvor com a Mãe Puríss...
-
Maria, teu lindo nome é todo encanto e luz Quando te chamo, Maria, tu logo chama Jesus Quando te chamo, Maria, tu logo chama Jesus Ao som de...
-
Senhor tende piedade de nós! Cristo tende piedade de nós! Senhor tende piedade de nós! Deus Pai do céu, tende piedade de nós! Deus ...
-
Maria, valei-me! Aos vossos devotos, Vinde, socorrei-nos! Vosso amor se empenha, Ó Virgem da Penha, Penha donde man...
Nenhum comentário:
Postar um comentário